Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Diretoria do Cruzeiro estuda viabilidade para criar departamento de análise de desempenho

Setor seria estratégico tanto para a base quanto para o profissional

postado em 27/07/2015 07:00 / atualizado em 27/07/2015 16:59

DIVULGAÇÃO / FLAMENGO
O Cruzeiro estuda investir alto para modernizar uma área importante nos bastidores do futebol: a análise de desempenho. Conforme apurou o Superesportes, o presidente Gilvan de Pinho Tavares designou o auxiliar Deivid e o superintendente da base, Bruno Vicintin, para ampliar esse segmento no clube, que já conta com o analista André Batista.

O primeiro reforço para o setor deve ser João Roberto Sauthier da Fonseca, analista do Flamengo e da Seleção Brasileira Sub-20. Formado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Bebeto, como é conhecido, trabalhou também no Grêmio, Criciúma e São José (RS). A negociação com o profissional foi revelada, nesse sábado, pelo Estado de Minas, na coluna de Jaeci Carvalho.

O departamento terá três pilares: análises estatística do Cruzeiro e dos adversários e captação de informações de atletas no mercado. As observações serão quantitativas (ações dos jogadores transformadas em números) e qualitativas (através de vídeos para entender o comportamento da equipe durante o jogo). Para isso, é preciso investir também em softwares modernos.

Com os programas, dados importantes podem ser checados, como número de jogos, gols, assistências, porcentagem de passes certos, cartões, deslocamento em campo e tempo fora por lesão, entre outros. Assim, ficará mais fácil acompanhar o desempenho dos jogadores do grupo e de possíveis contratações.

A diretoria planeja o novo departamento com trabalho mais aprofundado, com maior número de profissionais envolvidos, em serviço tanto para a base quanto para o profissional. Com os números à disposição, por exemplo, os erros seriam identificados com maior precisão, aumentando assim com a possibilidade de correção.

A análise de desempenho é muito difundida na Europa, onde todos os grandes clubes contam com equipes numerosas de profissionais dedicadas aos números do jogo. Clubes como o Arsenal e Barcelona, por exemplo, têm posse de números de quase todas as revelações que surgem no futebol mundial, facilitando a escolha de promessas a serem lapidadas.

Tags: diretoria cruzeiro analisa viabilidade departamento análise desempenho