Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Luxemburgo justifica nova mudança no Cruzeiro e cita formação da campeã mundial Alemanha

Treinador utilizará três volantes na partida contra o Sport, neste domingo

postado em 31/07/2015 18:20 / atualizado em 31/07/2015 18:59

Rodrigo Clemente/EM/D.A. Press
Vanderlei Luxemburgo utilizará uma nova formação tática na partida contra o Sport, neste domingo, às 18h30, na Arena Pernambuco. Pela primeira vez desde que retornou ao Cruzeiro, o treinador escalará três volantes. O time celeste jogará no esquema 4-3-3.

“A mudança é saindo um jogador de meia, entrando outro por trás. Mantemos os três atacantes com mobilidade. A entrada do Alisson dá mobilidade. Dou consistência para eles (atacantes) se movimentarem mais ainda”, explicou Luxemburgo.

Contra o Sport, o Cruzeiro terá a 12ª formação diferente em 12 jogos com Luxa. O lateral-esquerdo Mena será o 27º atleta a atuar sob seu comando. Todavia, o treinador justificou a série de mudanças no time. “Estou vendo falarem muito que troquei várias vezes. Se não tivessem derrotas no Mineiro e na Libertadores, nem estaria aqui. É momento de encontrar time que entendo ser o ideal. Se o time estivesse ideal, não estaria aqui. Busco o ideal dentro das características dos jogadores”, disse.

Luxemburgo utilizou o exemplo da Seleção Alemã para defender o novo esquema do Cruzeiro. “As mudanças são necessárias. Esse caminho é o do futebol que se joga hoje. A Alemanha foi campeã com três jogadores de meio e três atacantes. Barcelona e Bayern jogam assim. Caminhamos para o que acontece no futebol”, destacou.

Outra referência utilizada pelo treinador foi o próprio Cruzeiro. Em sua primeira passagem pela Toca, Luxa também escalava três volantes, mas contava com o talento de Alex para desequilibrar as partidas. “No Brasil, é tratado assim. Você muda para três jogadores consistentes no meio, está indo para retranca. Mas, o que você tem para frente?”, argumentou.

“Em 2003, montei com três volantes e o Alex era o terceiro atacante. Hoje, está parecido, mas não tenho o meia-esquerda. Se você olhar o time da Alemanha do Mundial, verá que funciona assim. O Barcelona de Messi, Neymar e Suárez, o Messi é o jogador que tem característica de buscar o jogo. Tenho de buscar o time ideal. Temos de encontrar o equilíbrio necessário”, complementou.

O Cruzeiro treinou e jogará com: Fábio; Mayke, Manoel, Paulo André e Mena; Willians, Charles e Henrique; Marinho, Vinícius Araújo e Alisson. A equipe terá os desfalques de Fabrício, suspenso, e Ceará, lesionado.

Alisson não joga desde 6 de junho, quando o Cruzeiro derrotou o Atlético por 3 a 1, no Independência. Assim, Vanderlei Luxemburgo espera pela resposta do camisa 11 para determinar quanto tempo ele ficará em campo na Arena Pernambuco.

“Vou ter de conversar com ele. Ele terá de me passar o estado físico para não ficar exposto a lesão. Na mudança que quero fazer, entro com essa formação. O Alisson vai até aonde puder”, destacou.

Tags: luxemburgo cruzeiro sportpe seriea