Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Com novo esquema, Cruzeiro desafia força do Sport em Pernambuco para amenizar pressão

Diante do melhor mandante, time celeste busca se distanciar das últimas posições

postado em 02/08/2015 08:00 / atualizado em 01/08/2015 19:28

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

Com uma nova formação tática, o Cruzeiro tentará bater o melhor mandante do Campeonato Brasileiro neste domingo. Às 18h30, diante do Sport, o time comandado por Vanderlei Luxemburgo busca amenizar a pressão pela campanha irregular. O duelo, válido pela 16ª rodada, será disputado na Arena Pernambuco.

Nos últimos quatro jogos, o Cruzeiro venceu apenas uma vez. Vanderlei Luxemburgo já admite que a missão agora é deixar o time mais distante das últimas colocações. A zona de rebaixamento está a quatro pontos da Raposa. “Não adianta vender ilusão. O Brasileiro mudou um pouco de figura”, destacou o treinador.

Se os resultados não vêm, Luxemburgo busca a formação ideal. Contra o Sport, ele utilizará a 12ª escalação diferente em 12 jogos. Desta vez, haverá mudança na formação tática. O time celeste entrará em campo com três volantes e esquema 4-3-3.

São quatro as mudanças em relação à derrota para o São Paulo, por 1 a 0, na rodada passada. Os laterais Ceará, lesionado, e Fabrício, suspenso, serão substituídos por Mayke e Mena. Já o volante Willians entrará na vaga do meia Marcos Vinícius, enquanto Alisson volta ao time depois de quase dois meses. Para o retorno do camisa 11, Willian ficará no banco de reservas.

Com a nova formação, Luxemburgo aposta em meio-campo mais consistente e mobilidade do trio ofensivo, composto por Alisson, Marinho e Vinícius Araújo. “Dou consistência para os atacantes se movimentarem mais ainda”, disse o treinador, que se inspirou na campeã mundial Alemanha. “Esse caminho é o do futebol que se joga hoje. A Alemanha foi campeã com três jogadores de meio e três atacantes. Barcelona e Bayern jogam assim. Caminhamos para o que acontece no futebol”, acrescentou.

Na missão de reencontrar as vitórias, o Cruzeiro deve encontrar um grande obstáculo neste domingo. O Sport tem aproveitamento superior a 90% quando joga em Pernambuco. Invicto em casa, o time comandado por Eduardo Baptista venceu sete jogos e empatou apenas um.

Apesar da campanha irregular do Cruzeiro, o treinador do Sport adota discurso respeitoso. "É um confronto direto. O Cruzeiro, embora ainda não venha tão bem, vejo como um time que tem um elenco e um treinador para se recuperar. Uma vitória hoje você soma três pontos e impede o adversário de somar três. Vejo lá na frente o Cruzeiro como adversário direto na luta pelo G4. É teoricamente um jogo de seis pontos", analisou Eduardo Baptista.

O Sport terá novidade em sua escalação. Régis herdará a vaga de Élber, que está emprestado pelo Cruzeiro e não poderá jogar por impedimento contratual.

Sport x Cruzeiro

Sport

Danilo Fernandes; Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Durval e Renê; Rithley, Wendel, Marlone, Régis e Diego Souza; André
Técnico: Eduardo Baptista

Cruzeiro
Fábio; Mayke, Manoel, Paulo André e Mena; Willians, Charles e Henrique; Marinho, Vinícius Araújo e Alisson
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Motivo:
16ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Arena Pernambuco
Data: 2 de agosto (domingo), às 18h30

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Fabrício Vilarinho da Silva (GO)