Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Ex-técnicos do Cruzeiro, Mano Menezes e Luxemburgo estão em baixa no futebol chinês

Treinadores enfrentam dificuldades nos primeiros meses de trabalho

postado em 24/05/2016 11:57 / atualizado em 24/05/2016 15:08

EM DA PRESS
Com passagens recentes pela Toca da Raposa, Mano Menezes e Vanderlei Luxemburgo foram seduzidos pelas altas cifras do futebol chinês e deixaram o Brasil. O primeiro assumiu o Shandong Luneng, enquanto o segundo foi para o Tianjin Quanjian, da Segunda Divisão. Em comum, os dois treinadores enfrentam dificuldades nos primeiros meses de trabalho.

A equipe de Mano Menezes está longe dos líderes do Campeonato Chinês e já teme ficar fora da Copa dos Campeões da Ásia na próxima temporada. Já os comandados de Luxemburgo ocupam a oitava posição na Série B da China, com jejum de cinco jogos (três derrotas e dois empates).

O Shandong Luneng fez alto investimento para tirar Mano Menezes do Cruzeiro. O salário era tão elevado que o clube celeste não teve condições nem de fazer uma contraproposta para que o comandante permanecesse na Toca da Raposa.

Na Superliga da China, o principal campeonato nacional do país, a equipe de Mano está em 11º lugar, com 9 pontos. O torneio conta com 16 clubes. Os três primeiros garantem vaga na Copa dos Campeões da Ásia. Em 10 jogos, o Shandong venceu duas vezes, empatou em três e saiu derrotado de campo em cinco confrontos.

Mano conta com bons jogadores com passagem futebol brasileiro, como o zagueiro Gil, o volante Jucilei, o armador Montillo e os atacantes Diego Tardelli e Aloísio.

Quem lidera o campeonato nacional é o Guangzhou Evergrande, com 27 pontos - 18 pontos a mais do que o Shandong. O Guangzhou é comandado pelo técnico Felipão e tem no elenco o atacante Ricardo Goulart, ex-Cruzeiro.

Os comandados de Mano dividem as forças entre o torneio nacional e as oitavas de final da Liga dos Campeões. Na primeira partida, empate em casa diante do Sydney FC, por 1 a 1. O jogo de volta, na Austrália, será nesta quarta-feira.

A fase de Luxemburgo não anda boa nem na China. Depois de contratações de impacto, com as chegadas de Jadson, Geuvânio e Luis Fabiano, e de pré-temporada no Brasil, o Tianjin Quanjian vive má fase na Segunda Divisão da China. Ocupa a oitava posição, com 15 pontos. Em 10 jogos, quatro vitórias, três empates e três derrotas.

O Qingdao Huanghai lidera a competição com 21 pontos. O segundo colocado (Guizhou Zhicheng) aparece com 20 pontos. Apenas os dois primeiros conseguem o sonhado acesso à Primeira Divisão Chinesa.

Tags: luxemburgo mano china cruzeiro técnicos