Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Tenso na apresentação de Mano, Gilvan justifica mudança no Cruzeiro: 'Antes que a casa caia'

Gilvan admitiu temor pelo rebaixamento à Série B e preferiu mudar o comando

postado em 27/07/2016 14:59 / atualizado em 27/07/2016 19:27

Rafael Arruda/EM/D. A Press

Um pouco tenso e com a voz trêmula, talvez pela velocidade com que chegou à sala de imprensa, o presidente do Cruzeiro, Gilvan de Pinho Tavares, apresentou o técnico Mano Menezes nesta quarta-feira como sucessor de Paulo Bento. Logo depois de dar as boas-vindas ao gaúcho de 54 anos, o mandatário cruzeirense fez questão de justificar a saída do português Paulo Bento após apenas 75 dias de trabalho na Toca da Raposa II.

Segundo Gilvan, Paulo Bento não conseguiu apresentar os resultados esperados pela diretoria em curto prazo. Logo, se a decisão pela mudança demorasse a ocorrer, o Cruzeiro correria sim ser rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro.

”Sou uma pessoa otimista. Nunca vou chegar diante de vocês e falar que não acredito no trabalho do treinador. Fomos buscar um técnico vitorioso no Sporting e que treinou a Seleção Portuguesa. Portugal é um país formador de grandes treinadores. Tínhamos tudo para acreditar no trabalho dele, tanto que fizemos contrato longo (até dezembro de 2017). Mas, se o trabalho não surte o efeito, é preciso tomar providência. Precisamos tomar essa medida antes que a casa caia”, disse o presidente.

Gilvan não escondeu que a forte pressão da torcida pela saída de Bento pesou na decisão tomada pela direita no domingo à noite e comunicada ao português na segunda-feira pela manhã. “Ficou evidente, por causa da rejeição da torcida do Cruzeiro, que não podíamos mais ficar com o treinador. (...) Já tive informações que o torcedor do Cruzeiro está satisfeito com o que aconteceu. No jogo de domingo, o nome do Mano Menezes foi pedido no Mineirão. E uma pena que o técnico que apostamos nele não tenha conquistado bons resultados”.

O presidente do Cruzeiro lamentou seguidas vezes o excesso de jogadores entregues ao departamento médico nesse primeiro semestre e atribuiu parte do insucesso de Paulo Bento a isso. A despeito disso, disse que Mano chega com perspectiva positiva, pois o clube se reforçou com jogadores de bom nível e terá condições de fazer o time reagir.

No ano passado, Mano foi contratado pelo Cruzeiro em 1º de setembro. A equipe estava na 16ª posição, com 22 pontos, na 22ª rodada do Brasileiro. Nesta temporada, a situação na tabela é pior. O time celeste é o 19º colocado, com apenas 15 pontos em 48 disputados.

Leandro Couri/EM/D. A Press


Veja, a seguir, os principais trechos da entrevista de Gilvan de Pinho Tavares:

Rejeição a Paulo Bento após resultados ruins e decisão de mudar

O Mano era um sonho da torcida do Cruzeiro e um desejo da diretoria do Cruzeiro que deu certo. A gente não pôde continuar com o Paulo Bento por causa dos resultados que não estavam vindo no futebol. Embora queira fazer um projeto de longo prazo, a gente não consegue manter o trabalho. Ficou evidente, por causa da rejeição da torcida do Cruzeiro, que não podíamos mais ficar com o treinador.

O Mano volta em uma situação difícil, como já ocorreu no ano passado. A gente espera que o trabalho surta o mesmo efeito. Até porque a situação agora é mais favorável, o grupo é melhor. Quase todos os jogadores que trabalharam com o Mano continuaram, e ainda vieram reforços.

Possibilidade de novas contratações a pedido de Mano

Isso não foi motivo de conversa do treinador com a diretoria. Sempre disse aqui que o Cruzeiro está de portas abertas para grandes jogadores. Precisamos levar em consideração que tivemos um ano com contusões incríveis que prejudicaram o trabalho de quem esteve no Cruzeiro antes. Atletas que fazem muita falta em qualquer equipe. Esses atletas estão se recuperando. Fizemos contratações, agora, de atletas de alto nível, ainda vão render mais porque ainda estavam em período de início de temporada. O Mano, evidentemente, vai fazer as avaliações dele.

Torcida satisfeita com mudança

Já tive informações que o torcedor do Cruzeiro está satisfeito com o que aconteceu. No jogo de domingo, o nome do Mano Menezes foi pedido no Mineirão. E uma pena que o técnico que apostamos nele não tenha conquistado bons resultados

Boas-vindas ao novo treinador

A gente espera que o trabalho dele dê o mesmo resultado que no ano passado, até porque a situação do Cruzeiro este ano é favorável em relação ao ano passado. Que o Mano seja bem-vindo. A gente confia muito no trabalho e na competência dele.

Mais sobre a demissão de Paulo Bento

Sou uma pessoa otimista. Nunca vou chegar diante de vocês e falar que não acredito no trabalho do treinador. Fomos buscar um técnico vitorioso no Sporting e que treinou a Seleção Portuguesa. Portugal é um país formador de grandes treinadores. Tínhamos tudo para acreditar no trabalho dele, tanto que fizemos contrato longo (até dezembro de 2017). Mas, se o trabalho não surte o efeito, é preciso tomar providência. Precisamos tomar essa medida antes que a casa caia.

Empréstimo Allano ao Bahia um titular após ser titular contra o Fluminense

Ele não conseguiria continuar jogando no Cruzeiro mesmo com a boa vontade do treinador. Ele era vaiado antes de começar a partida. Quando entrou, as vaias aumentaram. Mesmo assim, o Allano entrou, teve comportamento digno e não se intimidou. Só que, nessa situação, ele não conseguiria jogar no Cruzeiro. Por outro clube, ele poderá desenvolver melhor seu futebol.

Protestos da torcida na arquibancada

Prefiro que a torcida xingue o presidente em vez de xingar o atleta. O presidente faz falta no estafe, mas dentro de campo quem rende é o jogador. Sobre a torcida do Cruzeiro, existe algo que está acontecendo entre organizadas. Com relação ao torcedor comum, o apoio é muito grande. Eu também sou torcedor do Cruzeiro e estou contrariado pelos resultados que não estão vindo.

Só fico sentido quando os resultados não vêm em função de a bola não entrar. Se não me engano, contra o Sport, o Cruzeiro chutou 10 bolas a gol no primeiro tempo e o Sport uma. O Sport fez o gol e o Cruzeiro não. A gente sabe que o atleta fica ansioso nessa situação e erra gol pelo estado de espírito. Os jogadores trabalharam duro, o treinador também, mas as coisas não deram certo.

Gilvan fala sobre a saída de Mano em 2015

A saída anterior do Mano foi porque ele recebeu uma oferta. Na situação dele, eu também iria para a China. Era uma oferta irrecusável. Ficamos tristes, porém tivemos que enxergar a realidade. Situação semelhante ocorreu com Everton Ribeiro e Ricardo Goulart. Não tivemos como segurar.


Afastamento de Riascos

A coisa foi mal colocada por uma dessas pessoas que têm sites. A respeito do Riascos, o que eu disse foi o seguinte. Como já conhecia o pensamento do Riascos em relação ao Cruzeiro – ele disse que estava infeliz e não conseguia render o esperado –, emprestamos o jogador ao Vasco. Ele nos disse que não estava feliz no Cruzeiro e sim no Vasco. A expressão dele quis dizer que no Cruzeiro estava rendendo ‘essa merda’. O Riascos não xingou o Cruzeiro, mas mostrou descontentamento com o próprio futebol. Deveria ser tratado internamente, pois ele é um jogador do clube, um ativo econômico. Não posso pegar um jogador e dizer que nunca mais ele vai jogar. Ele, além de jogador, é um ser humano.

Agora, jamais fui contra a direção de futebol afastá-lo do elenco do Cruzeiro. Continua afastado e será negociado. Mas é um ser humano, continuará em outro clube e vai dar rendimento ao Cruzeiro.

Tags: brasileiro seriea mercadobola apresentação mano cruzeiro Mano Menezes Gilvan de Pinho Tavares