Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Após 'roer o osso', Mano curte 'filé' no Cruzeiro e vê chance real de ser campeão

Técnico foi bem-sucedido no clube em 2015 e 2016 mesmo em trabalhos complementares. Agora, inicia ano e tem confiança de que colherá frutos

postado em 21/01/2017 06:30 / atualizado em 21/01/2017 18:12

Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

Depois de 'apagar incêndio' por duas vezes no Cruzeiro e ajudar a equipe a se recuperar nas edições de 2015 e 2016 do Campeonato Brasileiro, o técnico Mano Menezes enfim tem a oportunidade de iniciar uma temporada no clube. Desde 9 de janeiro, quando o grupo se reapresentou para a pré-temporada na Toca da Raposa II, o treinador tem implantado ao lado de assistentes seus métodos de trabalho. Com apenas quatro contratações – o lateral-esquerdo Diogo Barbosa, o zagueiro Kunty Caicedo, o volante Hudson e o armador Thiago Neves –, o time celeste manteve a base do ano anterior e agora vive expectativa de brigar por títulos.

Se depender das impressões deixadas por Mano Menezes em trabalhos anteriores, o Cruzeiro tem boas chances de conquistar títulos e brigar na parte de cima de todas as competições que disputar. Grêmio e Corinthians são exemplos de clubes pelos quais o gaúcho de 54 anos iniciou a temporada e conseguiu resultados expressivos.

Em 2005, Mano só assumiu o Grêmio em abril, para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. No ano anterior, o Tricolor havia sido rebaixado como lanterna da Série A, somando apenas 39 pontos em 46 partidas (28% de aproveitamento). O retorno à Primeira Divisão virou roteiro de cinema graças à histórica “Batalha dos Aflitos”, em que os gaúchos venceram o Náutico por 1 a 0, no Recife, com direito a pênalti defendido por Galatto e três expulsões de atletas gremistas.

A continuidade do trabalho de Mano Menezes em 2006 rendeu ao Grêmio o título de campeão gaúcho, que não conquistava desde 2001, e o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro. Em 2007, novamente com o treinador, o Tricolor levantou o troféu do Estadual e foi vice-campeão da Copa Libertadores, perdendo na decisão para o Boca Juniors.

Na temporada 2008, o Corinthians observou o sucesso de Mano Menezes no Rio Grande do Sul e venceu a disputa contra o próprio Cruzeiro para contratá-lo. A responsabilidade do comandante era semelhante à de 2005: tirar o Timão da Segunda Divisão. Desta vez, o título veio com folga: 85 pontos em 38 jogos – a 17 de distância do segundo colocado Santo André.
Divulgação/Corinthians


Mano continuou no Corinthians em 2009 e conquistou dois títulos: Campeonato Paulista e Copa do Brasil. Naquela temporada, quem defendia as cores do clube paulista era Ronaldo Fenômeno, principal destaque do time com 23 gols (12 no Campeonato Brasileiro, três na Copa do Brasil e oito no Paulistão). Outros atletas que atuaram bem sob o comando de Mano Menezes foram o zagueiro Chicão, o atacante Dentinho e o volante Elias.

Os trabalhos consolidados por clubes expressivos no país proporcionaram a Mano Menezes uma oportunidade na Seleção Brasileira, entre julho de 2010 e novembro de 2012. Foi ele o responsável pela primeira convocação de Neymar. Em 33 jogos, o técnico alcançou 21 vitórias, seis empates e seis derrotas. Seus maiores feitos com a seleção principal foram os títulos do Superclássico das Américas, em 2011 e 2012. Com a seleção olímpica, Mano alcançou a medalha de prata em Londres’2012.

Depois de sair da Seleção, o treinador ficou durante oito meses desempregado até receber oferta do Flamengo, em junho de 2013. Contudo, por ter assumido o clube já no decorrer da temporada, Mano Menezes não conseguiu atingir os objetivos de colocar o rubro-negro na parte de cima da tabela do Brasileiro e pediu demissão com apenas dois meses de trabalho.

No início de 2014, Mano reassumiu o Corinthians e, apesar de ter frustrado as expectativas no primeiro semestre, alcançou a quarta colocação no Campeonato Brasileiro, levando a equipe para a Copa Libertadores. O contrato, porém, não foi renovado.

Cruzeiro

Diferentemente das oportunidades que teve em Grêmio e Corinthians de orientar trabalhos de pré-temporada, Mano herdou trabalhos alheios em duas oportunidades no Cruzeiro. Na primeira, em 2015, o treinador assumiu o time - que estava há seis partidas sem vencer sob o comando de Vanderlei Luxemburgo - na parte de baixo da tabela do Brasileiro (16º lugar). Com retrospecto de oito vitórias, seis empates e duas derrotas, a Raposa conseguiu encerrar a Série A na oitava colocação. Situação semelhante ocorreu em 2016, quando Mano Menezes tirou a equipe da zona de rebaixamento e a levou para o 12º lugar.
Washington Alves/Light Press/Cruzeiro


Assim, depois de 'roer o osso' duas vezes, chegou a hora do 'filé' para o treinador na Toca. O ano de 2017 será parecido com os cenários que ele encontrou no Grêmio campeão gaúcho de 2006 e 2007 e no Corinthians vencedor do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil, ambos em 2009.

"A melhor coisa que existe é planejar o trabalho, desde o início. Nós vamos partir um pouco da base do ano passado e dar continuidade para que a equipe apresente evolução este ano. Esse é o nosso ganho, é o que todos os treinadores desejam", projetou Mano Menezes, ao ser perguntado sobre a oportunidade de iniciar a temporada à frente do Cruzeiro. Ele também elogiou o esforço apresentado por seus atletas, que vêm trabalhando forte desde 9 de janeiro.

"Gostei do comprometimento dos jogadores, que estão em busca da melhor forma. O nosso nível de treinamento está muito bom. Nós andamos numa quilometragem muito alta em termos de preparação. Tivemos demonstração, na prática, do que eles pretendem para a temporada. Se eles continuarem assim, se nós continuarmos dessa forma, teremos uma pré-temporada muito forte".

Em 2017, o Cruzeiro disputará Campeonato Mineiro, Primeira Liga, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e Campeonato Brasileiro. A estreia oficial será no domingo, dia 29, contra o Villa Nova, no Mineirão, pela rodada de abertura do Estadual.

Mano Menezes em início de temporada

Grêmio

2005: campeão da Série B (assumiu o time em abril, antes da competição)
2006: campeão gaúcho e 3º lugar no Brasileiro;
2007: campeão gaúcho e 2º lugar na Copa Libertadores;

Corinthians

2008: campeão da Série B e 2º lugar na Copa do Brasil;
2009: campeão paulista e da Copa do Brasil;
2014: 4º lugar no Campeonato Brasileiro.

Tags: Mano Manezes primeiraliga interiormg seriea corinthianssp gremiors cruzeiro