Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Ábila ganha nova chance como titular: veja o que muda no setor ofensivo do Cruzeiro

Mano Menezes confirmou que atacante começará jogando contra Uberlândia

postado em 24/03/2017 12:35 / atualizado em 24/03/2017 12:41

Ramon Lisboa/EM/D.A Press

Depois de mais de um mês em espera, Ramón Ábila enfim ganhará nova oportunidade entre os titulares do Cruzeiro. No treino preparatório para o jogo contra o Uberlândia, o técnico Mano Menezes utilizou o argentino como centroavante. E para encaixá-lo na equipe, precisou mudar outras peças. Rafael Sobis, que era a referência no ataque, foi recuado para o meio na função habitualmente cumprida por Arrascaeta, que está a serviço da Seleção Uruguaia. Já o canhoto Thiago Neves substituirá oficialmente Robinho e será invertido para o lado direito do meio-campo.

Contando todos os ajustes feitos por Mano Menezes, pode-se considerar que o Cruzeiro teve três mudanças em relação ao time que vinha atuando nas últimas partidas. O treinador comentou as alterações e classificou como “coerente” a entrada do camisa 9.

“Veja como é a situação do técnico, né?! Há uma situação, e, para solucioná-la, você pode mexer em até três lugares. Isso pode balançar um pouco o entrosamento que a equipe tem e não podemos perder. Ao mesmo tempo você quer dar oportunidade a um jogador goleador que é o Ábila. Nesses casos, talvez seja mais coerente colocá-lo. Vamos ver como a equipe se comporta. Se Deus quiser, vamos acertar (na escolha)”.

Os cinco jogos recentes de Ábila pelo Cruzeiro foram na condição de suplente. Ele marcou um gol – na vitória por 2 a 0 sobre o Murici-AL, dia 8 de março, pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil. Wanchope também balançou a rede na última vez como titular – empate por 1 a 1 com a URT, no Zama Maciel, pela quarta rodada do Campeonato Mineiro, em 18 de fevereiro.

Mano Menezes observou que Ábila não participará tanto do processo de construção de ataques, mas será a referência dentro da área. Assim, o treinador espera que os responsáveis por conduzir a bola no campo ofensivo – Thiago Neves, Rafael Sobis e Alisson – se entendam e contribuam para que o argentino continue fazendo gols.

“Se nós continuarmos criando com ele e ter essa definição, certamente vamos marcar mais gols. Mas preciso ajustar essa questão da criação, de fazer a bola chegar. Ele é um jogador que precisa que a bola chegue mais até a ele para definir. Tenho que saber aproveitar melhor a característica de cada jogador, e a equipe entender melhor as alterações quando entra um jogador com essa característica. Ele não vai participar tanto do processo de armação das jogadas, mas estará lá para evitar que a bola fique passando por ali sem aparecer um pé para colocar para dentro”.

Contando jogos oficiais e amistosos, Ábila tem sete gols em 11 partidas pelo Cruzeiro na temporada 2017. O duelo com o Uberlândia – segunda-feira, às 20h, no Parque do Sabiá, pela nona rodada do Estadual – será o 40º do centroavante defendendo o clube celeste. Ele soma 19 tentos.

As mudanças no setor ofensivo do Cruzeiro


- Ábila entrou no lugar de Robinho, mas exercerá outro papel na equipe. Ele ocupará a posição de Sobis;
- Rafael Sobis, que era a referência no ataque, passará a jogar recuado na função de Arrascaeta;
- Thiago Neves será deslocado do lado esquerdo do meio-campo para o direito.

Tags: interiormg cruzeiro sobis abila