2

Nonato relembra papel de 'mensageiro' ao relatar recorde de público ao time do Cruzeiro em 1997

Lateral contou que foi responsável por dar a notícia aos companheiros

22/06/2017 08:00 / atualizado em 22/06/2017 16:40
compartilhe
Torcida do Cruzeiro carrega com orgulho o recorde de público do Mineirão na decisão estadual de 1997
foto: Auremar de Castro/Arquivo Estado de Minas

Torcida do Cruzeiro carrega com orgulho o recorde de público do Mineirão na decisão estadual de 1997


A tarde do dia 22 de junho de 1997 ficou marcada na memória de todo torcedor do Cruzeiro, principalmente quem fez parte dos 132.834 presentes no Mineirão, na partida contra o Villa Nova, pela final do Campeonato Mineiro. A partida também será relembrada eternamente por quem esteve em campo naquele dia, sobretudo, Nonato. O ex-lateral-esquerdo foi o responsável por comunicar o elenco, ainda no vestiário, sobre o recorde de público naquela ocasião.

“Recebemos a notícia com emoção. Não acredito que conseguimos bater um recorde. Cheguei no vestiário e falei: ”Entramos na história do Cruzeiro e na do Mineirão também”. Foi sensacional”, declarou Nonato ao Superesportes.

“Perdemos lá em Nova Lima por 2 a 1 e nós jamais esperávamos um público daquele, por não ser um clássico. Ficamos muito emocionados quando entramos em campo e vimos aquele tanto de torcedor”, completou.

Naquela época, o Mineirão recebia, em média, de 80 a 100 mil torcedores em decisões, clássicos e afins. Até por isso, os jogadores, quando entraram em campo, não perceberam de imediato que havia mais de 130 mil pessoas nas arquibancadas. Para os atletas, a grande final do Mineiro começou na saída da Toca da Raposa I. O percurso, que geralmente leva 20 minutos para ser feito, durou uma hora. O motivo? A baixa velocidade do ônibus que passava por um “mar azul”, composto pela torcida celeste.

“Ficamos atordoados ali. Nunca imaginaríamos que um jogo daquele daria tanta gente, por ser final de um Campeonato Mineiro entre Cruzeiro x Villa Nova”, disse o ex-lateral.

Nonato foi um dos jogadores que mais vestiu a camisa do Cruzeiro. O ex-lateral esteve em campo em 388 oportunidades, marcando 22 gols. Além do Campeonato Mineiro de 1997, o potiguar, nascido em Mossoró, venceu mais três estaduais, além de uma Libertadores, duas Copas do Brasil e duas Supercopas.
Compartilhe