Cruzeiro
None

SÉRIE A

Cinco motivos que mostram ao Cruzeiro a importância do jogo contra o Sport

Mesmo com foco na Copa do Brasil, Raposa tem que se dedicar ao Brasileiro

postado em 19/08/2017 08:33 / atualizado em 19/08/2017 08:50

Giazi Cavalcante/Light Press/Cruzeiro
Todos sabem que o foco do Cruzeiro está voltado para as semifinais da Copa do Brasil. Derrotado no jogo de ida por 1 a 0, em Porto Alegre, o time precisa ganhar do Grêmio por dois gols de diferença na próxima quarta-feira, às 21h45, no Mineirão. Antes disso, porém, há o compromisso contra o Sport, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. Claro que o peso dessa partida não é tão grande quanto o do meio de semana, mas a Raposa tem boas razões para batalhar pela vitória diante dos pernambucanos. O Superesportes lista cinco motivos que mostram a importância do confronto deste domingo, às 16h, no Gigante da Pampulha.

Briga pelo G6

Washington Alves/Light Press/Cruzeiro
Os seis primeiros colocados do Campeonato Brasileiro de 2017 vão disputar a Copa Libertadores do ano que vem. Os quatro melhores garantem presença na fase de grupos. O quinto e o sexto participarão de duas fases preliminares. Ou seja, desde que a maior competição de futebol da América do Sul passou a ser disputada por 47 equipes – justamente este ano –, o “G4” da Série A virou “G6”. E Cruzeiro e Sport brigam para fincar os pés nesse pelotão de frente. O Leão ocupa o quinto lugar, com 29 pontos. A Raposa aparece em nono, com 27. Entre eles estão Atlético-PR (6º, com 29), Flamengo (7º, com 29) e Botafogo (8º, com 28). Seguem na cola o 10º Fluminense (27) e o 11º Atlético (27).

A própria concorrência tem sido “generosa” com o Cruzeiro. Mesmo tendo apenas 45% de aproveitamento, a equipe de Mano Menezes depende somente das próprias forças para ultrapassar o Sport e pode até encerrar a 21ª rodada entre os seis mais bem colocados – desde que dois desses clubes – Atlético-PR, Flamengo e Botafogo – tropecem (contra Grêmio, Atlético-GO e Ponte Preta, respectivamente). Por outro lado, a proximidade em número de pontos se torna vilã em caso de revés cruzeirense no Mineirão, pois o time poderia despencar para o 12º lugar e ficar mais perto da zona de rebaixamento que do G6.

Chance para reservas

Washington Alves/Light Press/Cruzeiro
Ainda que faça ajustes, o técnico Mano Menezes escalará muitos reservas contra o Sport, uma vez que pretende renovar as energias dos titulares e prepará-los da melhor maneira possível para enfrentar o Grêmio. Desta forma, os atletas pouco aproveitados ganharão oportunidades de jogo e condições de mostrar ao comandante que merecem mais minutos em campo. São os casos do lateral-esquerdo Bryan, do volante Nonoca e do atacante Raniel, que atuaram poucas vezes desde o começo da partida em 2017.

Satisfação à torcida

Washington Alves/Light Press/Cruzeiro
Para o jogo diante do Sport, a torcida não deve registrar um grande público. Porém, o Cruzeiro deve satisfação para quem comparecer ao estádio. Isso porque está sem vencer no Mineirão desde o dia 9 de julho, quando fez 3 a 1 sobre o Palmeiras, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. Desde então, foram quatro partidas e quatro empates: Flamengo (1 a 1, pela 14ª rodada), Vitória (0 a 0, pela 17ª rodada), Botafogo (0 a 0, pela 19ª rodada) e Palmeiras (1 a 1, pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil. As duas últimas vitórias ocorreram longe de Belo Horizonte: Atlético-PR (2 a 0, na Arena da Baixada, pela 13ª rodada do Brasileiro) e Vasco (3 a 0, no Raulino de Oliveira, pela 18ª rodada do Brasileiro).

Sassá goleador

Marcello Zambrana/Light Press/Cruzeiro
Como já havia disputado a Copa do Brasil pelo Botafogo, Sassá chegou ao Cruzeiro em junho para se dedicar exclusivamente ao Campeonato Brasileiro. E o atacante de 23 anos tem aproveitado as chances concedidas por Mano Menezes para melhorar seus números: marcou cinco gols em 12 apresentações e recebeu elogios do treinador pela constante movimentação em busca da bola. Presente no treinamento com bola dessa sexta-feira, o camisa 99 será confirmado entre os titulares e terá a missão de ser a referência no setor ofensivo contra o Sport.

Ganho de confiança

Rudy Trindade/ThemaPress/Light Press/Cruzeiro
Para um time que ganhou apenas dois de seus últimos 10 jogos na temporada, qualquer vitória serve para aumentar a confiança. Com a possibilidade de estar entre os seis melhores do Brasileiro (ou mais próximo deles) antes de tentar reverter o placar contra o Grêmio na Copa do Brasil, o Cruzeiro tentará superar o Sport. ““Temos que trabalhar e focar nossa meta sempre no jogo seguinte, e agora é contra o Sport. Sabemos da importância que é vencer em casa e dos nossos objetivos dentro da competição. Estamos com a cabeça focada, temos esquecer o que vem lá na frente. Estamos com pensamento total para este confronto”, observou o volante Henrique. Um bom resultado em casa servirá até mesmo para ajudar o técnico Mano Menezes a recuperar o prestígio com a torcida, já que ele vem sendo constantemente criticado em redes sociais por conta da falta de títulos em 2017.