Basquete
None

Adrianinha confirma volta a time brasileiro e despedida da Seleção

Armadora se prepara para disputar a quarta edição da Olimpíada

postado em 04/06/2012 08:49

Remanescente dos Jogos de Sydney'2000, a armadora Adrianinha se prepara para disputar a quarta edição das Olimpíadas. Além de confirmar a aposentadoria da Seleção após o torneio em Londres, a armadora revelou que já acertou seu retorno a um time brasileiro na próxima temporada.

“Essa é a minha última vez com a Seleção Brasileira. Depois da Olimpíada, chega. Acho que está na hora de abrir espaço para as mais jovens”, declarou a atleta de 33 anos depois de participar da vitória sobre o Chile em amistoso preparatório para os Jogos de Londres.

Medalha de bronze em Sydney-2000, Adrianinha marcou presença em Atenas-2004 e Pequim-2008. Como ainda não surgiu uma sucessora para a jogadora na armação, Hortência, diretora de seleções da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), deseja naturalizar uma estrangeira para a posição até as Olimpíadas do Rio de Janeiro-2016.

Na Seleção masculina, o técnico Rubén Magnano deve levar o armador norte-americano Larry Taylor, naturalizado recentemente por sugestão da CBB, aos Jogos de Londres. Adrianinha não é abertamente contrária à iniciativa de Hortência, mas sinaliza que prefere ver uma compatriota na sua posição em 2016.

“Minha função é vestir a camisa da Seleção com muito amor e não sei quais são os planos da CBB para o futuro. Convivi com algumas meninas mais novas e acho que elas têm muito potencial. Eu confio muito nessa geração que está chegando agora”, afirmou a veterana.

O grupo de 18 jogadoras pré-convocadas pelo técnico Luiz Cláudio Tarallo para os Jogos Olímpicos de Londres conta com quatro armadoras. Além de Adrianinha, foram convocadas Babi (26 anos) e Tássia (19 anos), ambas de Americana, e Joice (25 anos), de Ourinhos.

“A gente tem talento no nosso país, é questão de trabalhar. Se eu puder ajudar e conversar com as meninas que virão, estou à disposição para tentar passar a minha experiência. As Olimpíadas de 2016 serão aqui no Brasil e temos que fazer bonito”, disse Adrianinha.

Nascida em Franca, a atleta defendeu clubes como Ponte Preta e BCN/Osasco antes de partir para o exterior. Depois de passar as últimas temporadas no italiano Faenza, ela confirmou que já acertou seu retorno para um time brasileiro na próxima temporada.

Apesar de o acordo já estar confirmado, Adrianinha preferiu não revelar o novo time. Segundo a armadora, a própria equipe pediu para manter a transferência em sigilo com a finalidade de realizar uma apresentação em grande estilo. “Já está tudo certo, mas preciso respeitar a vontade do clube”, justificou.

A ex-jogadora Hortência, diretora de seleções da CBB, é uma entusiasta do retorno das principais atletas ao País, principalmente para facilitar a liberação em caso de convocação para o time nacional. Na última temporada, por exemplo, a ala Iziane defendeu o Maranhão de forma bem-sucedida na Liga de Basquete Feminino (LBF).

Luiz Cláudio Tarallo, visto por Hortência como técnico em 2016, comemora. “Quanto mais jogadoras conseguirmos repatriar, melhor para a liga. Fortalece muito o campeonato interno e é produtivo, porque funciona como atrativo para as jogadoras da base. Contribui não apenas com o basquete adulto, mas também para trazer mais meninas para a modalidade através da formação de ídolos”, disse.

Tags: londres2012