Basquete
None

NBB começa a tomar forma

postado em 22/07/2014 08:55 / atualizado em 22/07/2014 08:59

Ivan Drummond /Estado de Minas

Luiz Pires / LNB
A próxima edição do Novo Basquete Brasil (NBB), que deverá começar em 1º de novembro, terá 16 equipes, uma a menos que no ano passado, segundo a Liga Nacional de Basquete (LNB), que recebeu neste fim de semana as fichas de inscrição. Foi discutida também a forma de disputa da Liga Ouro, que é a Segunda Divisão do basquete brasileiro e o acesso ao campeonato principal.

Das 17 equipes da temporada 2013/14, Goiânia e Espírito Santo foram rebaixadas à Liga Ouro. Já o Rio Claro, campeão da Segundona, subiu. Dessa maneira, a competição terá dois cariocas – Flamengo, atual campeão, e Macaé; 10 paulistas – Paulistano, São José, Mogi, Bauru, Franca, Pinheiros, Palmeiras, Liga Sorocabana, Limeira e Rio Claro; dois mineiros, Uberlândia e Minas; um representante do Distrito Federal, o Brasília; e um do Ceará, o Basquete Cearense.

As equipes terão até sexta-feira para apresentar a documentação necessária para comprovar que possuem condições técnicas, financeiras e de estrutura para a disputa da próxima temporada do NBB. Com as fichas em mãos, a LNB avaliará cada caso e definirá, em 12 de agosto, na reunião do Conselho de Administração, as equipes que estarão na temporada 2014/2015 da competição nacional. Nesta data, também será divulgada a tabela completa de jogos.

A reunião definiu ainda o sistema de acesso e descenso para a próxima temporada. Para essa temporada, apenas o último colocado do NBB será rebaixado à Liga Ouro, enquanto que a Divisão de Acesso continuará levando seu campeão à elite da modalidade da bola laranja no país.

Na assembleia do fim de semana, em São Paulo, a LNB fez também a prestação de contas da temporada anterior, aprovada por unanimidade. “Essa clareza nas contas é algo fundamental. Com isso, a LNB evita que se criem polêmicas e mostra a todos como é feito o trabalho na entidade. Vamos passar isso a todos os jogadores para eles também saberem como e porque a LNB age no âmbito financeiro”, falou Guilherme Giovannoni, presidente da Associação de Atletas Profissionais de Basquete (AAPB), que participou da Assembleia Geral pela primeira vez.

GINÁSTICO A segunda edição da Liga Ouro tem três clubes confirmados: Campo Mourão-PR, Lins-SP e Sport, de Recife. Foram acertadas a fórmula de disputa, em turno e returno, depois quartas de final, semifinais e final. Os clubes interessados devem apresentar a inscrição até 10 de outubro.

Existe a expectativa de que o Ginástico participe, o que, aliás, já vem sendo tentado pela LNB há duas temporadas. Ao tomar conhecimento disso, o presidente do clube, Márcio Tibo, e o diretor de basquete, Ricardo Zhouri, informaram que o clube tem interesse, mas que tudo dependeria de fechar um contrato de patrocínio exclusivo para a competição.