Basquete
None

SUL-AMERICANO DE BASQUETE

Seleção Brasileira vence Argentina e mantém hegemonia sul-americana de 28 anos

Equipe feminina do Brasil ganha por 59 a 47, no Equador, e fatura título continental

postado em 19/08/2014 00:36

Gazeta Press

Divulgação/FIBA América
Há 30 anos o Brasil perdia a final do Sul-Americano de Basquete Feminino para a Colômbia, na casa das adversárias. De lá para cá, domínio absoluto das brasileiras no continente. Foram 15 títulos em 15 campeonatos. A 15ª conquista seguida, 25ª no total, veio nesta segunda-feira, com triunfo sobre a Argentina por 59 a 47.

A atual edição do Sul-Americano foi disputada em Ambato, no Equador. Na primeira fase, o Brasil passou fácil por Venezuela, Uruguai e Equador e nas semifinais não teve problemas para superar o Chile.

Contra a Argentina, o selecionado nacional encontrou mais dificuldades, mas destravou no último quarto e construiu um bom resultado final, selando sua vaga no Pan-Americano de Toronto, em 2015.

Clarissa foi o destaque do Brasil na partida, deixando a quadra com 11 pontos e 18 rebotes. Jaqueline saiu do banco de reservas e acertou quatro arremessos de três pontos para ser a cestinha da equipe com 15 no total. A cestinha do jogo foi Gretter. A veloz armadora argentina anotou XX pontos e ainda contribuiu com 16 rebotes.

O jogo

O duelo foi sempre equilibrado sem que as seleções conseguissem terminar um quarto com grande vantagem sobre a rival.

Assim, após empatarem nos dez primeiros minutos, Brasil e Argentina tinham apenas um ponto de diferença no marcador, a favor das brasileiras, no intervalo: 28 a 27.

O ritmo da partida continuou o mesmo na volta do intervalo, com pouquíssimas cestas de lado a lado. No fim do terceiro quarto, o placar era de 42 a 40 a favor das brasileiras.

A cinco minutos do fim da partida, o duelo estava empatado em 44 pontos e as seleções demonstravam grande nervosismo em cada jogada. Em uma rara sequência de acertos de lances livres, o Brasil pulou à frente no placar. Faltando três minutos para o fim, Débora acertou um arremesso de três e deu uma boa vantagem para a Seleção Brasileira, que aproveitou contra-ataque para disparar no marcador: 51 a 44.

O golpe foi o suficiente para desequilibrar as argentinas, que não conseguiam mais pontuar. As bolas do Brasil continuaram a cair, enquanto as adversárias conseguiram somar apenas mais três pontos, terminando o jogo a 12 do Brasil: 59 a 47.

Tags: seleção brasileira sul-americano feminino equador argentina brasil