Basquete
None

MUNDIAL DE BASQUETE FEMININO

Luiz Augusto Zanon define lista de convocadas para Mundial de Basquete Feminino, na Turquia

Técnico definiu as 12 jogadoras que participarão da competição no país europeu

postado em 17/09/2014 09:20

Gazeta Press

Inovafoto

O técnico Luiz Augusto Zanon anunciou, nesta terça-feira, quais são as 12 jogadoras escolhidas para representarem o Brasil no Campeonato Mundial Feminino de Basquete, que será realizado na Turquia entre os dias 27 de setembro e 5 de outubro.

As atletas que farão parte da delegação brasileira são: Adrianinha Moisés, Débora Costa e Tainá Paixão (armadoras); Tatiane Pacheco, Joice Coelho, Isabela Ramona, Jaqueline e Patrícia Teixeira (alas); Damiris Dantas (ala-pivô); Érika de Souza, Clarissa Santos, Nádia Colhado (pivôs). Como o time estava treinando com 13 jogadoras, o treinador teve que fazer um corte e optou pela liberação da pivô Fabiana Caetano.

"Foi uma decisão muito difícil, primeiro porque a Fabiana cresceu muito desde que iniciou o trabalho com a gente. Tem um potencial de futuro muito grande, mas tivemos um fortalecimento no setor das pivôs que obrigou que tomássemos a decisão de viajar com cinco pivôs ou cinco alas. Vamos a partir desse momento tentar montar a melhor situação possível para esse time para que essas pivôs recém-chegadas se encaixem e definir as opções táticas", afirmou Zanon, ressaltando a qualidade da equipe no setor.

"Com o setor de pivôs fortalecido, vamos manter o jogo rápido de transição e defesa forte e junto com isso vamos analisar o comportamento dessas pivôs que chegaram agora. Estamos trabalhando para tirar o máximo desse jovem grupo", completou.

A definição da equipe foi feita após o jogo-treino realizado contra o time sub-18 masculino de São José dos Campos, nesta terça-feira. A partida, que terminou empatada em 81 a 81, foi a última da Seleção antes da viagem à Turquia.

"Foi uma ótima partida. Acho que a intensidade poderia ter sido um pouco mais forte, mas ainda faz parte do processo de treinamento. Tivemos a oportunidade de ver as meninas executando arremessos e saindo bem das jogadas com definição, além de uma defesa bem postada contra os meninos que fisicamente são mais fortes. Ainda tivemos alguns erros de finalização e execução de jogada na hora certa", disse Zanon, mostrando confiança em sua equipe.

“Queremos o máximo que pode ser surpreender ou sentirem o nervosismo e o peso da competição e não ir longe no Mundial. Nosso objetivo é disputar o maior número de jogos, que pode ser seis ou sete e que poderão resultar de primeiro ao quinto lugares". O Brasil viajará à Turquia no próximo sábado. O primeiro duelo da equipe será no dia 27, contra a República Tcheca. Os outros adversários do Grupo A serão Espanha e Japão.

Confira a lista de jogadoras convocadas para o Mundial:


Adriana Moisés Pinto – Armadora – 35 anos – 1,65m – América Basquete Recife (PE)
Clarissa Cristina dos Santos – Pivô – 26 anos – 1,82m – ADCF Unimed Americana (SP)
Damiris Dantas do Amaral – Ala/Pivô – 21 anos – 1,93m – Minnesota Lynx (EUA)
Débora Fernandes da Costa – Armadora – 23 anos – 1,64m – São José Desportivo (SP)
Érika Cristina de Souza – Pivô – 32 anos – 1,96m – Atlanta Dream (EUA)
Isabela Ramona Lyra Macedo – Ala – 20 anos – 1,79m – São José Desportivo (SP)
Jaqueline de Paula Silvestre – Ala – 28 anos – 1,78m – Basketball Santo André (SP)
Joice dos Santos Coelho – Ala – 21 anos – 1,81m – São José Desportivo (SP)
Nádia Gomes Colhado – Pivô – 25 anos – 1,94m – Atlanta Dream (EUA)
Patrícia Teixeira Ribeiro – Ala – 23 anos – 1,75m – São José Desportivo (SP)
Tainá Mayara da Paixão – Armadora – 22 anos – 1,71m – América Basquete Recife (PE)
Tatiane Pacheco Nascimento – Ala – 23 anos – 1,80m – América Basquete Recife (PE)