Basquete
None

CAMPEONATO MINEIRO DE BASQUETE

Uberlândia a um passo do título

Em jogo equilibrado, time do Triângulo bateu o Minas pode ser campeão nesta quarta

postado em 22/10/2014 08:53 / atualizado em 22/10/2014 08:56

Renan Damasceno / Estado de Minas

Marcos Michelin/EM/D.A Press
O Uberlândia tem a chance de se sagrar mais uma vez campeão mineiro de basquete hoje, às 19h, em confronto na Arena JK, em Belo Horizonte. Em uma partida em que pesou a experiência nos minutos finais, a equipe do Triângulo venceu o Minas por 64 a 55, ontem à noite, abrindo 2 a 1 na série melhor de cinco jogos das finais. Caso os minas-tenistas saiam com a vitória hoje, o quinto e decisivo duelo será disputado sábado, às 18h, no Uberlândia Tênis Clube.

A partida de ontem, como as duas primeiras da série, foi marcada pelo equilíbrio, mas também mostrou que as equipes precisam pôr a mão na fôrma para ter maiores ambições no Novo Basquete Brasil (NBB), que começa na próxima semana. O primeiro quarto teve apenas 18 pontos (11 a 7 para o Uberlândia), com os dois times abusando dos erros.

O Minas não contou com o armador Henrique Coelho – que sofreu estiramento grau 2 e sua presença é dúvida até para a estreia no NBB –, e a transição para o ataque ficou prejudicada. Por outro lado, os minas-tenistas até fizeram bom trabalho na defesa, impedido que o Uberlândia abrisse vantagem. Mesmo assim, os representantes do Triângulo foram para o vestiário com seis pontos de frente (29 a 23).

INSPIRAÇÃO Quando o Minas parecia abatido no jogo, o ala-pivô Leonardo Demétrio voltou inspirado do intervalo. Acertou duas bolas da linha de três pontos, e três de dentro do garrafão, ajudando a equipe da capital a reagir. Ele marcou os 12 primeiros pontos do time no quarto, virando a partida para 35 a 31. Nos minutos finais, o norte-americano Caleb Brown recolocou o Uberlândia no jogo, levando o placar empatado para o último quarto (46 a 46).

Nos período final, pesou a experiência do Uberlândia: Brown e Gruber comandaram a virada e o Minas não conseguiu imprimir nova reação. Os cestinhas da partida foram Caleb Brown e Leonardo Demétrio, com 15 pontos, cada. Para o jogo desta noite, o técnico Demétrius pode ficar sem o ala Alex, que saiu de quadra lesionado ontem.

MINAS: Alex (3 pontos), Bruno (2), Pitico (3), Collum (10) e Shilton (10). Entraram: Adib (2), Danilo (10), Moisés (0), Panunzio (0), Salsamendi (0) e Leonardo Demétrio (15). Técnico: Demétrius.

UBERLÂNDIA: Caleb (15), Audrei (10), Telo (4), Zanini (3) e Renan (5). Entraram: Helio (5), Luan (6), Douglas (2), Gruber (11) e Rodrigo (2). Técnico: Arturo Alvarez.