Basquete
None

BASQUETE

Astro do basquete mundial, Yao Ming assume comando da federação chinesa

Ex-atleta foi o principal responsável por popularizar o esporte no país asiático

postado em 23/02/2017 10:37 / atualizado em 23/02/2017 19:06

STR
Principal figura do basquete da China e responsável por tornar a modalidade popular no país mais populoso do mundo, Yao Ming foi aclamado, nesta quinta-feira, como novo presidente da Associação Chinesa de Basquete (CBA, na sigla em inglês). Ele será a primeira pessoa que não é membro do governo chinês a comandar a entidade.

Yao Ming está com 36 anos, tendo encerrado a carreira cedo, em 2011, depois de jogar nove temporadas no Houston Rockets, na NBA. Por conta da popularidade dele na China, chegou oito vezes ao All-Star Game, tendo sua camisa 11 retirada pelo Rockets.

Agora, ele vai usar seu prestígio para tentar expandir o basquete na China, dando um caráter mais empresarial à CBA. Desde a aposentadoria, Ming tem sido figura proeminente no país, tanto com sua entidade filantrópica como fazendo parte de um órgão consultivo do governo.

Dono do Shanghai Sharks, no ano passado ele se rebelou contra a CBA, criando uma liga de clubes, uma espécie de Liga Nacional de Basquete (LNB). Agora, para assumir a federação, vai vender o clube.

Tags: basquete maisesportes