Basquete
None

NBA

Dois últimos campeões da NBA abrem as finais do torneio, no tira-teima entre gigantes

Duas últimas decisões foram disputadas entre atuais finalistas da competição

postado em 27/05/2017 11:00 / atualizado em 27/05/2017 11:57

Reprodução
Há sete meses, quando teve início a temporada 2016/2017 da NBA, dificilmente alguém arriscaria um palpite de final diferente do que ocorreu nos dois anos anteriores. Com alto investimento e grupo ainda mais fortalecido, Golden State Warriors e Cleveland Cavaliers mantiveram o favoritismo nas conferências Oeste e Leste, respectivamente, e decidem, a partir de quinta-feira, o novo campeão da liga profissional norte-americana de basquete – um tira-teima das duas edições anteriores, com um título para cada lado.

O último a se classificar foi o Cleveland Cavaliers, que atropelou o Boston Celtics, quinta-feira à noite, por 135 a 102, em Boston, fechando a decisão do lado do Atlântico em 4 a 1. A partida foi mais uma consagração na carreira do ala/armador LeBron James, que parte para a sua sétima decisão consecutiva da liga, um recorde na história recente da NBA, alcançada até então apenas pelos jogadores da dinastia do Celtics, nos anos 1960. James Jones, parceiro de LeBron no Miami Heat e Cavaliers, também vai para a sétima final, mas longe de ser protagonista.

Reprodução
Com os 35 pontos do último confronto, LeBron James se tornou o maior cestinha da história dos playoffs da competição, com 5.995 pontos em 12 aparições na fase de briga direta pelo título. Ele superou ninguém menos que Michael Jordan, que fez 5.987 em 13 playoffs, entre 1985 e 1998, pelo Chicago Bulls. Jordan, no entanto, leva vantagem em número de troféus, com seis anéis, contra três de LeBron, que agora tem duas finalíssimas a mais que Jordan no currículo (oito a seis).

Jordan não foi o único astro a ser superado por James nesta temporada. Ao longo dos últimos 13 jogos, o líder do Cleveland Cavaliers passou ainda Kareem Abdul-Jabbar e Kobe Bryant, saltando de quarto para o número 1 de todos os tempos.

LeBron quebra recorde de todos os tempos da temporada pós-Jordan:


CAMINHO PARA O TROFÉU


Para chegar à final da NBA pelo terceiro ano consecutivo, Golden State Warriors e Cleveland Cavaliers tiveram pouco trabalho. O Warriors, do ala/armador Stephen Curry, se tornou o primeiro campeão de conferência invicto, ao superar Portland Trail Blazers, Utah Jazz e San Antonio Spurs nos mata-matas. A final contra os texanos foi cercada de polêmica, devido a lesão no tornozelo esquerdo Kawhi Leonard, do Spurs, no terceiro período do jogo 1. O adversário tinha vantagem de 25 pontos quando o ala se machucou em lance com Zaza Pachulia. Greg Popovich, treinador do Spurs, acusou o georgiano de jogada desleal, que teria favorecido o Warriors, que virou a partida e abriu caminho para o título do Oeste.

Já o Cavaliers também teve vida fácil contra Indiana Pacers e Toronto Raptors e só perdeu um dos duelos contra o Celtics, em casa.


DECISIVOS
Maiores pontuadores dos playoffs
    Jogador    Pontos
1.    LeBron James    5.995
2.    Michael Jordan    5.987
3.    Kareem Abdul-Jabbar    5.762
4.    Kobe Bryant    5.640
5.    Shaquille O’Neal    5.250

FIQUE LIGADO
FINAIS DA NBA
Jogo 1 quinta-feira, às 22h, em Oakland
Jogo 2 4/6, às 21h, em Oakland
Jogo 3 7/6, às 22h, em Cleveland
Jogo 4 9/6, às 22h, em Cleveland
Jogo 5* 12/6, às 22h, em Oakland
Jogo 6* 15/6, às 22h, em Cleveland
Jogo 7* 18/6, às 21h, em Oakland
* Se necessários
Transmissão: Espn e Globo (compacto dos jogos decisivos)

Tags: basquete nba nba