Mais Esportes
None

FUTSAL

Olympico quebra tabu de 34 anos e conquista o título do Metropolitano de Futsal contra o Minas

Empate por 6 a 6 na prorrogação garante taça ao Olympico depois de longa espera

postado em 29/08/2014 22:45

Ivan Drummond /Estado de Minas

Num dia especial para o futsal belo-horizontino e mineiro, visto por muitos como o da volta por cima do esporte, que um dia chegou a ter 17 times só na capital, além de ter o Atlético três vezes campeão brasileiro, a Seleção Mineira campeã nacional no juvenil e adulto. O Olympico conquistou, na noite desta sexta-feira, no Ginásio do Colégio Santo Agostinho, no Vale dos Cristais, em Nova Lima, ao empatar em 6 a 6 com o Minas, na prorrogação – no tempo normal igualdade em 5 a 5 -, o título de campeão metropolitano de futsal adulto, quebrando um tabu de 34 anos. Desde 1980, o clube não conquistava o troféu nessa categoria.

Era um dia especial para o Olympico, pois estava em jogo um tabu de 34 anos. Desde 1980, quando o time tinha Toninho, Márcio Caio, Paulinho Bonfim, Jackson, Cláudio Melo, Marcelo Nunes, Valfrido, este, hoje, o diretor do esporte no clube, não conquistava um título no adulto.

E a situação parece ter contagiado os meninos do Olympico. Eles pareciam sentir na pele o que é vestir a camisa que valeu ao Olympico o apelido de “Tricolor da Serra”. E com garra, determininação, partiram para cima do Minas. Saíram na frente no placar, com um golaço de Renatinho, que depois faria outro, numa deixada espetacular, que enganou a defesa minas-tenista e o goleiro Bianchini. Conseguiram uma grande vantagem no primeiro : 4 a 2.

Veio o segundo tempo. A tensão aumentava nas arquibancadas, onde a torcida do Olympico era maior que a do Minas. Olhos tensos, voltados para a quadra. Alguns roiam as unhas. Mas vibravam. Tentavam contagiar o time em quadra. Afinal de contas, era muito tempo sem comemorar um título no que se pode chamar de principal esporte do clube, que nas décadas de 60, 70 e 80 foi a base da Seleção Brasileira. Três de seus jogadores, Walmir, Paulinho Bonfim e Jackson estavam no time que conquistou para o Brasil, o primeiro título de campeão mundial, em 1982.

Ninguém está mais assentado. O sofrimento é a olhos vistos. Mas a história se mostra diferente do primeiro tempo. Agora, é o Minas quem dita o ritmo e consegue, aos poucos, não só diminuir a diferença, como passa à frente no placar, 5 a 4. Mas a um minuto do fim, Vinicinho empata novamente e leva o jogo para a prorrogação, em que o Olympico tem a vantagem do empate por ter vencido dois turnos, contra um do Minas.

Vem a prorrogação e o Minas salta na frente, gol de Kelson, no primeiro minuto do segundo tempo da prorrogação. O jogo está ainda mais tenso. Um reserva do Olympico, Júlio Nunes, invade a quadra e impede um gol do Minas, o sétimo. No entanto, conformem está previsto na regra, a arbitragem marca falta fora da área e expulsa o jogador. Revolta geral no banco do Minas e na arquibancada, Mas a regra é cumprida pela dupla de arbitragem. O jogo segue. O Minas não consegue marcar. E a 30 segundos do fim, o gol de Renatinho, que provoca festa na arquibancada. O Olympico, enfim, é novamente campeão.

Renatinho (3), Thales, Evandro e Vinicinho marcaram para o Olympico.Xande (3), William e Lucas fizeram os do do Minas.

Olympico: Thales I, Kel, Renatinho, Juninho e Vinicinho, depois Thales II, Vareta, Batata, Barrote e Evandro
Técnico: Rafael Cozzi

Minas: Bianchini, Lucas, Jotinha, Diego Belém e William, depois Wender, Xande, Kelson, Attos, Thomaz e Libânio
Técnico: Paulinho Cardoso

Apitaram Henrique Teixeira e Evandro Luiz Rocha, com ótima atuação

Tags: metropolitano de futsal adulto título taça prorrogação empate minas olympico futsal