Mais Esportes
None

JUDÔ

Equipes do Brasil ficam fora do pódio no último dia de disputa no Mundial de Judô na Rússia

Time masculino ficou na quinta colocação ao ser superado na disputa do bronze

postado em 31/08/2014 11:12 / atualizado em 31/08/2014 11:19

Agência Estado

Divulgação / CBJ
O Brasil ficou sem medalhas no último dia de disputa do Mundial de Judô, realizado em Chelyabinsk, na Rússia. Neste domingo, no dia reservado para a disputa por equipes, o time masculino ficou na quinta colocação ao ser superado pela Geórgia, por 3 a 2, na disputa da medalha de bronze. Enquanto isso, a equipe feminina foi eliminada logo na sua estreia, pelo mesmo placar, pela Polônia.

A equipe masculina do Brasil teve uma boa estreia neste domingo. O selecionado do País avançou na competição ao superar a forte seleção da França por 3 a 2. Chibana, Penalber e Tiago Camilo venceram suas lutas e David Moura e Alex Pombo foram derrotados.

Nas quartas de final, porém, o Brasil perdeu pelo mesmo placar para a Alemanha, repetindo a derrota do Mundial de 2013, no Rio, quando os judocas do País foram batidos na primeira rodada. Chibana e Rafael Silva triunfaram diante dos alemães, mas Pombo, Penalber e Tiago Camilo acabaram sendo batidos.

Assim, os brasileiros seguiram para a repescagem e venceram Cuba por 3 a 2, se classificando para a disputa da medalha de bronze. Sem Penalber, com dores no joelho direito, o Brasil começou a série empatada por 1 a 1, pois Cuba não tinha representante no peso médio. Depois, Chibana e Pombo ganharam e Rafael Silva foi batido em resultado suficiente para a equipe avançar.

Depois, na disputa do bronze, começando a disputa em desvantagem por causa da ausência de Penalber, o Brasil venceu duas lutas, com Chibana e Rafael Silva, mas perdeu outras duas, com Pombo e Tiago Camilo, para a Geórgia, que era a atual campeã mundial e assim assegurou o seu lugar no pódio.

"Se o Victor tivesse participado, acredito que o panorama teria sido diferente porque é sempre um atleta muito forte. Mas numa decisão é possível tudo acontecer. Não esperava que o Tiago Camilo perdesse da maneira que perdeu, enfim, faz parte da competição. A disputa por equipe é uma competição difícil de apontar favoritismo”, disse Ney Wilson, gestor técnico de alto rendimento.

Ney Wilson, porém, destacou a disposição de Penalber, que participou das primeiras lutas deste domingo, mesmo longe das condições ideais. "No campeonato mundial, atletas se lesionam e você acaba lutando desfalcado ou com o atleta fazendo sacrifício como foi o caso do Victor. Ele contribuiu muito pra gente ter chegado na disputa de terceiro. Mostrou um espírito de equipe, de superação e acho que se a medalha viesse, teria que ser uma homenagem a ele”, concluiu.

Já a equipe feminina caiu precocemente ao ser batida pela Polônia por 3 a 2. Sarah Menezes, Rafaela Silva e Maria Portela perderam os seus combates, enquanto Mariana Silva e Rochele Nunes venceram suas lutas.

O domingo sem medalhas levou o Brasil a terminar a edição de 2014 do Mundial de Judô com apenas quatro medalhas. Mayra Aguiar (até 78kg) conquistou o ouro, Maria Suelen Altheman (mais de 78kg) levou a prata e Erika Miranda (até 52kg) e Rafael Silva (mais de 100kg) ficaram com o bronze.

Tags: judô brasil mundial disputa rússia geórgia