Mais Esportes
None

MOUNTAIN BIKE

Desafio para ciclistas de ferro

Trilhas de Mariana recebem atletas de seis países para mais uma edição do Iron Biker

postado em 19/09/2014 11:00 / atualizado em 19/09/2014 12:20

Rodrigo Gini /Superesportes

Leandro Couri / EM DA PRESS
Depois da espera ansiosa e de uma preparação normalmente pesada, chegou a hora de pedalar na mais tradicional prova do mountain bike brasileiro. Mariana volta a receber ciclistas de todo o Brasil e de outros cinco países em mais uma edição do Iron Biker. A prova repete a fórmula de sucesso do ano passado e começa com um desafio no Centro Histórico da primeira capital do estado reunindo apenas os atletas da elite, às 20h. Um aperitivo para os dois dias de trilhas, que serão encaradas pelos mil inscritos, divididos em 31 categorias – um pelotão diversificado, mas unido na paixão pelo esporte das duas rodas. E que terá de mostrar força nos pulmões e nas pernas para receber a sonhada medalha de participação, no domingo.

Para a elite (masculina e feminina), duplas masculinas, sub-23, sub-30 e quatro divisões da master (entre 30 e 49 anos), serão 89 quilômetros no sábado e 57 no domingo – respectivamente, 57 e 45 para as demais categorias. Com as variações constantes de altitude, o clima seco e a perspectiva de calor, uma maratona mesmo para os atletas mais bem preparados, como destaca o mineiro Hugo Prado Neto. Um dos destaques da elite, ele também é treinador, com longa experiência nos Estados Unidos, e terá quase 60 orientados em ação no Iron deste ano.

“No primeiro dia haverá subidas fortes já nos quilômetros iniciais. Será fundamental se hidratar corretamente, se alimentar e dosar o esforço. Não dá para sair como um louco, atacando, é necessário lembrar que há um dia inteiro e, concluído ele, outro pela frente, com pouco tempo para descanso e recuperação. Apesar de concentrado na minha prova, vou poder passar dicas à turma, ajudá-los a pôr em prática tudo o que trabalhamos nos treinos”, diz.

E o primeiro rival de Hugo na luta pelo topo do pódio é o próprio companheiro de equipe, o suíço Lukas Kaufmann, de 27 anos, que largará com o número 1, como atual campeão. Radicado em Belo Horizonte, ele se adaptou às temperaturas mais altas e às características das trilhas mineiras e está pronto para voltar a mostrar porque foi um dos melhores do mundo nas categorias Júnior e Sub-23.

Não faltam, no entanto, adversários em condições de brigar pela vitória na elite. Um deles sabe bem o que é brilhar nas trilhas mineiras: o italiano Marzio Deho, bicampeão em 1998 e 1999, de volta com a experiência da participação nas principais provas de longa distância da modalidade – também tem vitórias no Iron Bike italiano, que atravessa vários trechos dos Alpes. O norte-americano Spencer Rathkamp correu ano passado e é mais um que retorna.

Já o colombiano Luis Anderson Mejía Sánchez desembarcou disposto a repetir o feito da compatriota Angelita Parra, melhor entre as mulheres em 2013, e justificar o destaque do vizinho sul-americano no ciclismo internacional. Uma atração à parte é a volta do mineiro Pedro Autran Dutra Nicácio ao mountain bike, modalidade em que deu as primeiras pedaladas. Atual campeão brasileiro de contra-relógio (estrada), ele terá a companhia de Magno Prado Nazareth, também da equipe Funvic, de São José dos Campos.

Meninas
Promessa de disputa equilibrada também entre as mulheres, com a belga Lisbeth Hessens como grande novidade e uma das ameaças a Angelita Parra. Bicampeã (2011 e 2012), Letícia Cândido, de Ouro Branco, também aparece entre as favoritas, assim como Roberta Stopa, de Juiz de Fora, que foi a ciclista de ferro em 2009.

Enquanto isso...
Novo recorde para a hora
O alemão Jens Voigt, de 43 anos, queria encerrar a carreira como ciclista profissional iniciada em 1997 de uma forma especial, e conseguiu. Dono de duas vitórias de etapas da Volta da França (vestiu a camisa amarela de líder da prova), ele encarou ontem uma das marcas mais tradicionais do esporte, a da hora. No velódromo suíço de Grenchen, Voigt não apenas superou o recorde anterior, do tcheco Ondrej Sosenka (49.700m percorridos), como foi bastante além. Nos 60 minutos de pedaladas, percorreu 51.115m.