Mais Esportes
None

OLIMPÍADAS 2024

Comitê Olímpicos dos Estados Unidos oficializa candidatura de Los Angeles aos Jogos de 2024

Cidade da Califórnia já recebeu os Jogos Olímpicos em outras duas oportunidades

postado em 01/09/2015 18:25 / atualizado em 01/09/2015 18:31

 AFP PHOTO / MARK RALSTON
O Comitê Olímpicos dos Estados Unidos (USOC, na sigla em inglês) confirmou oficialmente nesta terça-feira a indicação para que Los Angeles seja a cidade candidata do país a receber os Jogos Olímpicos de 2024. Mais cedo, o Conselho Municipal (equivalente à Câmara de Vereadores) de Los Angeles enviou ao prefeito local a autorização para que o acordo fosse firmado.

Boston inicialmente havia sido escolhida, em janeiro, como candidata americana na próxima disputa olímpica, superando cidades como Washington e São Francisco. Mas tal candidatura nunca contou com apoio popular. Desde o início da campanha, moradores questionavam autoridades a respeito dos custos do projeto, estimados em US$ 8,6 bilhões (cerca de R$ 29 bilhões).

Provocadas pelo público, autoridades negaram qualquer investimento público e garantiram que todo o dinheiro viria de investidores privados. Mesmo assim, a candidatura não passou a contar com apoio da população da cidade e nem do Estado de Massachusetts. Em julho veio a oficialização da desistência.

Los Angeles, desde então, era apontada como a substituta natural. A cidade da Califórnia já recebeu os Jogos Olímpicos em outras duas oportunidades (1932 e 1984) e, por isso, a sua população aceitou com mais facilidade a ideia de organizar a Olimpíada mais uma vez. Nesta terça-feira, a proposta foi aprovado por unanimidade pelo Conselho - 15 votos a zero. Horas depois, o prefeito Eric Garcetti concluiu as negociações com o USOC.

Os Estados Unidos fracassaram nas duas últimas tentativas de abrigar uma Olimpíada, após Nova York e Chicago se candidatarem respectivamente aos Jogos de 2012 e 2016. O primeiro deles aconteceu em Londres, enquanto a próxima edição do evento será no próximo ano, no Rio. A Olimpíada de 2020 ocorrerá em Tóquio, no Japão.

A seleção para os Jogos de 2014 vai acontecer em 2017, a partir de novas diretrizes, uma vez que a 'Agenda 2020', criada recentemente pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) prevê a redução de custos e a adaptação dos Jogos à estrutura da cidade - e não o contrário. Roma, Paris, Hamburgo e Budapeste também são candidatas a receber o evento, que desde 1996 não é realizado na América do Norte.

Tags: la olimpíadas 2024 Los Angeles