Mais Esportes
None

RIO'2016

Contagem regressiva

Voluntários para a Olimpíada passaram por seleção e treinamentos em BH

postado em 09/10/2015 11:00

Leandro Couri/EM/D.A Press
Os Jogos Olímpicos Rio’2016 passam por Belo Horizonte e Minas Gerais. Cinco delegações farão aclimatação e preparação final em clubes e cidades do estado. Os ingleses usarão as quatro sedes do Minas Tênis Clube. Os chineses, a UFMG, na capital mineira. A delegação da Irlanda vai para o Sesi, em Uberlândia. Belgas e canadenses escolheram Juiz de Fora. Ontem, mais uma etapa olímpica foi implantada em BH, com a inauguração do Centro de Formação de Voluntários, que funcionará até 26 de novembro, no prédio da Faculdade Estácio de Sá, em Venda Nova.

Os inscritos (o cadastramento já foi encerrado) passaram por imersão, com um filme sobre os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, responderam a perguntas e, por fim, em grupo, fizeram um teste de capacidade, em que teriam de criar um slogan, logomarca e música para o evento.

Uma das primeiras a chegar foi a estudante de fisioterapia Mariana dos Reis Rezende, de 20 anos, estudante em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. “Pretendo trabalhar na área esportiva e ser voluntária será um grande aprendizado”. Havia gente de todas as idades, como o engenheiro químico aposentado João Érico Paulino, de 65 anos, estreante. “Há anos, um amigo foi ser voluntário no Super Bowl, em Miami, e pensei: se houvesse uma oportunidade, aproveitaria. E a chance veio”. O professor de educação física Marcos Nunes, de 42 anos, era um dos candidatos. “Minha preferência é o Rio. Vai ficar caro hospedagem de 25 dias por lá, mas vale qualquer esforço.”

Entre os voluntários, muitos que estiveram em outros eventos, como o fundista Cláudio Matozinhos, ex-corredor do Cruzeiro. “É oportunidade única. Estive na Copa do Mundo, na Fan Fest e nos jogos. O enriquecimento cultural é enorme.” O técnico em segurança do trabalho Roberson Félix Pereira, de 42 anos, irmão do ex-jogador Dinho, lateral direito de Cruzeiro e Atlético, havia atuado na Copa das Confederações e na Copa do Mundo. “É uma chance de participar do maior evento esportivo do mundo, sem ter de comprar ingresso”.

VETERANO João de Oliveira Guimarães, de 47 anos, administrador de empresas, é um ‘veterano’. “Trabalhei na Copa do Mundo e no Pan-Americano Rio’2007. Espero ser escolhido para a Olimpíada e também Paralimpíada.” Segundo a gerente-geral do Programa de Voluntários Rio’2016, Flávia Fontes, a meta é capacitar os voluntários para ações eficientes. “Queremos que aprendam coisas novas e tenham a oportunidade de viver um momento único e dividir a experiência do trabalho no maior evento esportivo do mundo.”

Tags: rio2016