Mais Esportes
None

SURFE

John John Florence vence etapa de Portugal e é campeão do Circuito Mundial de Surfe

Havaiano se tornou o campeão antecipado, ao vencer a etapa de Portugal

postado em 25/10/2016 09:44 / atualizado em 25/10/2016 09:47

AFP / Francisco LEONG
Nada mais tira o título mundial do menino prodígio da World Surf League (WSL). Aos 24 anos, o havaiano John John Florence foi campeão da etapa de Portugal do Circuito Mundial (WCT) e garantiu que o brasileiro Gabriel Medina não alcançasse mais sua pontuação no ranking do surfe.

Na madrugada desta terça-feira, Florence derrotou o estadunidense Conner Coffin e abriu mais de dez mil pontos para Medina na liderança do WCT. Nas ondas de Peniche, o havaiano aproveitou melhor os tubos e conseguiu um combinado de notas 16.67, contra 9.93 de Coffin.

Assim que venceu Kolohe Andino, outro estadunidense, na semifinal, John John já tinha eliminado as chances de título de Medina, campeão do mundo em 2014. Quando Jordy Smith perdeu na outra semifinal para Coffin, então, o havaiano garantiu o título do Circuito com mais uma etapa a ser disputada.

Em 2016, Florence venceu duas etapas, no Rio de Janeiro e em Portugal, e chegou a outras duas finais, Jeffreys-Bay (África do Sul) e Taiti. O surfista ainda chegou a outras três quartas de final e caiu em três ocasiões nas oitavas. “Minha vida toda foi em direção a isso. Não acredito que sou o campeão mundial. Esse é meu objetivo, meu sonho”, afirmou.

“Cria” da lenda Kelly Slater, John John sempre foi uma grande promessa do surfe. Aos 13 anos, o havaiano conquistou a Tríplice Coroa – conjunto de três competições de “ondas grandes” no Havaí.

Sem priorizar o Circuito, Florence se dedicou, entre 2013 e 2015, ao cinema. Foi o protagonista de Done, do diretor Blake Vincent Kueny, e ganhou o prêmio de Melhor Performance de 2013 pela Surfer Poll – uma votação no meio do surfe. Lançou, também, um grupo de cinco curtas – um deles premiado, e um longa, View from a Blue Moon, que venceu sete prêmios mundo afora.

Tags: surfe surfe