Mais Esportes
None

NATAÇÃO

Ana Marcela Cunha recebe alta depois de passar por cirurgia para retirada do baço

Maratonista aquática que ficou em 10º na Rio'2016 foi submetida a esplenectomia

postado em 25/10/2016 20:40

Reprodução/Instagram
Ana Marcela Cunha recebeu alta hospitalar nesta terça-feira, três dias depois de passar por uma cirurgia em São Paulo para a retirada do baço. No início do ano, ela descobriu que uma doença autoimune afeta a produção de plaquetas sanguíneas. Encerrada a temporada internacional, ela passou por uma esplenectomia.

"Graças a Deus tive alta. Agora é voltar para casa e me recuperar!! Obrigada família por todo apoio que vocês me dão sempre! A todos que foram me visitar, que me mandaram mensagens, aos médicos, enfermeiros, a todos os funcionários do Hospital Nove de Julho (obrigado) pelo cuidado, carinho... O que não vão faltar são elogios!", escreveu Ana Marcela no Instagram. Na imagem, aparece usando o uniforme da natação dos Estados Unidos.

Desde que descobriu a doença, Ana Marcela vinha fazendo acompanhamento médico, ainda que isso não tenha afetado sua preparação para os Jogos do Rio. Na Olimpíada, ficou num decepcionante 10.º lugar e deixou a Praia de Copacabana chorando sem falar com a imprensa.

A retirada do baço não deve causar grande alteração na rotina esportiva da maratonista aquática. Ela fica mais vulnerável a infecções, mas isso pode ser compensado com vacinas. Além disso, o fígado assume parte da produção de anticorpos para proteger o organismo.

No fim de semana passado aconteceu a última etapa do Circuito Brasileiro, enquanto que a temporada internacional havia acabado uma semana antes. Assim, Ana Marcela deverá ficar de repouso apenas durante um período que já seria de férias.

Tags: esplenectomia baço cirurgia ana marcela cunha maratonista aquática