São Paulo
None

COPA SUL-AMERICANA

São Paulo aposta na virada contra Atlético Nacional por vaga na final da Sul-Americana

Derrotado na Colômbia, Tricolor conta com torcida para manter sonho do título

postado em 26/11/2014 12:03 / atualizado em 26/11/2014 12:12

Agência Estado

Rubens Chiri/São Paulo

A Copa Sul-Americana costuma ser deixada em segundo plano por muitas equipes brasileiras, mas o São Paulo vê nela a possibilidade de coroar uma temporada que começou irregular. Nesta quarta-feira, às 22 horas, quando enfrentar o Atlético Nacional, da Colômbia, no estádio do Morumbi, em São Paulo, o time terá de reverter o placar de 1 a 0 sofrido em Medellín para alcançar a final do torneio.

Para mostrar que a competição se tornou prioridade, até o presidente do clube, Carlos Miguel Aidar, esteve no treino desta terça e posou para foto com o time vencedor do rachão. O técnico Muricy Ramalho conseguiu dar descanso a quase todos os titulares no clássico contra o Santos, no último domingo, e aposta as suas fichas na partida desta quarta.

Os próprios jogadores reconhecem que garantir vaga para a próxima edição da Libertadores, conquistada antecipadamente no Campeonato Brasileiro, é pouco para um grupo recheado de estrelas como Kaká, Paulo Henrique Ganso, Alexandre Pato, Luis Fabiano e Rogério Ceni. “Pelo elenco que temos, nós mesmos cobramos a conquista desse título. Só estar na Libertadores, para nós, não basta. Vamos jogar com inteligência, sabedoria e muita raça”, avisou o zagueiro Rafael Toloi.

O defensor lembra que seus companheiros até tinham uma expectativa de que o Cruzeiro não ficasse com o título nacional, mas com o fim da briga pela taça, o esforço recai sobre a Copa Sul-Americana. “Queríamos ser campeões no Campeonato Brasileiro, mas o outro objetivo foi alcançado, que era a vaga na Libertadores. Acho que por tudo que fizemos, a gente merece coroar o ano com o título. Vamos brigar muito para chegar à final”, continuou.

Rafael Toloi explica que o elenco com nomes consagrados do futebol é um estímulo à parte para o grupo tricolor. “A gente fica mais confiante com os jogadores que temos no elenco. São atletas de muita qualidade, de muitos títulos, e que servem de exemplo para nós. O Kaká já foi o melhor do mundo e sempre é um dos primeiros a estar trabalhando”, disse, evitando cravar o time que vai entrar em campo. “Nossa equipe tem vários jogadores de qualidade, tenho certeza de que o Muricy vai escolher bem os titulares”.

REFORÇOS - Para o duelo decisivo, Muricy Ramalho poderá contar com Alexandre Pato e Alan Kardec, recuperados de lesões. Eles treinaram normalmente nesta terça e ficarão à disposição do comandante. O mais provável é que apenas Kardec seja titular, com Pato ficando no banco de reservas. Já o volante Souza não treinou, por causa de uma indisposição estomacal, mas não deve ficar fora da decisão.

A principal dúvida do treinador é em relação à lateral esquerda. O titular, Álvaro Pereira, não começou jogando na partida na Colômbia porque no dia anterior havia atuado pelo Uruguai e não foi titular diante do Santos. Quem disputa a vaga é Michel Bastos, que vem tendo boas atuações quando entra, mas que costuma render melhor do meio para frente e nem tanto na lateral.

Apesar do mistério, Muricy Ramalho terá à disposição a base que formou no segundo semestre e contará com a liderança do goleiro Rogério Ceni, que vai para mais uma partida decisiva na carreira e espera que uma vitória por dois gols de diferença faça com que sua aposentadoria em jogos internacionais não ocorra nesta quarta, caso ele realmente pendure as luvas. Para Rafael Toloi, se o time não tomar gol será meio caminho andado. “Jogar contra equipes sul-americanas é sempre muito difícil. Tem a questão do gol fora, mas vamos entrar focados e buscar a vaga”.

 

SÃO PAULO X ATLÉTICO NACIONAL-COL

Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 26 de novembro de 2014, quarta-feira
Horário: 22 horas (de Brasília)
Árbitro: Roddy Zambrano (EQU)
Assistentes: Christian Lescano (EQU) e Byron Romero (EQU)

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Hudson, Rafael Toloi, Edson Silva e Michel Bastos (Álvaro Pereira); Denilson, Souza, Ganso e Kaká; Alan Kardec (Michel Bastos) e Luis Fabiano
Técnico: Muricy Ramalho

ATLÉTICO NACIONAL: Armani; Bocanegra, Nájera, Henríquez e Díaz; Bernal, Mejía, Cardona e Berrío; Copete e Ruíz
Técnico: Juan Carlos Osorio