São Paulo
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Após protesto da torcida, São Paulo vence Joinville no Morumbi e se recupera no Brasileiro

Tricolor bateu time catarinense com gols de Dória, Michel Bastos e Alexandre Pato

postado em 23/05/2015 20:31 / atualizado em 23/05/2015 21:29

Rubens Chiri/SPFC.net

Alvo de protesto de sua principal torcida organizada antes do jogo deste sábado, o São Paulo não se abalou com os xingamentos e cumpriu seu papel no estádio do Morumbi, derrotando o Joinville por 3 a 0, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro.

O resultado positivo serve para o clube se recuperar na competição, depois de ter perdido para a Ponte Preta na rodada anterior. O zagueiro Dória abriu o placar no jogo, e Michel Bastos fez o segundo e Alexandre Pato completou, levando o time de Milton Cruz aos seis pontos.

O placar positivo deve dar um alívio ao elenco, depois do protesto direcionado a Luis Fabiano, Ganso, Rafael Toloi, Souza, Reinaldo e o vice-presidente de futebol Ataíde Gil Guerreiro. A partida ainda marcou a estreia do atacante João Paulo, de 18 anos e formado na base tricolor.

À espera da provável chegada do técnico colombiano Juan Carlos Osório, o Tricolor tem agora a semana livre, pois só volta a jogar pelo Brasileirão no domingo, em 31 de maio, contra o Internacional, no Beira-Rio. No dia anterior, o Joinville jogará contra o Atlético-PR, na Arena Joinville, onde buscará sua recuperação, pois soma apenas um ponto em três rodadas.

O jogo - O São Paulo buscou o ataque desde o início da partida e, logo aos dois minutos, Michel Bastos bateu falta da meia-direita em cima da barreira. O Joinville respondeu no minuto seguinte, quando Anselmo carregou com liberdade e chutou forte, perto da meta de Rogério Ceni.

Com espaços pelos lados, o Tricolor começou a partida insistindo pela esquerda. Em dois cruzamentos de Reinaldo, o time não aproveitou, pois Luis Fabiano furou um deles, e Michel Bastos completou por cima o outro. Pouco depois, um novo lance pelo setor levou muito perigo, porque Michel Bastos cruzou para Thiago Mendes, que apareceu na segunda trave para cabecear, exigindo grande defesa de Oliveira.

O sistema defensivo catarinense não suportou por muito tempo. No momento em que trabalhou a bola pelo outro lado, o Tricolor chegou ao gol. Aos dez minutos, Bruno cruzou da direita, e Dória chegou de trás para mandar de cabeça para a rede, sem chance de defesa para o goleiro. Apesar de buscar o ataque, o time visitante mostrava falta de eficiência para ameaçar efetivamente Rogério Ceni.

Rubens Chiri/SPFC.net

O experiente Marcelinho Paraíba tentou assumir a condução da equipe e avançou pela esquerda, mas chutou para fora. O São Paulo se armou com o objetivo de ampliar ainda no primeiro tempo, mas não conseguiu. O meio-campista Thiago Mendes, que tentou mostrar serviço em sua chance como titular, recebeu de Ganso pela direita e chutou direto para fora.

Aos 33, o próprio camisa 10 decidiu arriscar da intermediária. O goleiro chegou a deixar a bola escapar na defesa, mas acabou segurando antes da chegada de Thiago Mendes. O time da casa também marcou pressão na saída de bola para impedir os avanços do adversário. Desta forma, Souza roubou a bola na intermediária e passou para Ganso, que serviu a Luis Fabiano. Mesmo entre três marcadores na área, o centroavante conseguiu finalizar e viu a bola passar ao lado da meta.

Antes do fim da etapa, o Joinville teve chance muito perto da área, em falta pela esquerda, mas Bruno Aguiar acertou a barreira. No intervalo, Milton Cruz tirou Luis Fabiano, que havia sido criticado pela torcida, e colocou Alexandre Pato. Na primeira investida do Tricolor na etapa, Ganso bateu de fora da área, rasteiro, e observou a bola passando perto da trave.

O São Paulo ainda chegou perto de ampliar em seguida, quando Pato recebeu de Ganso na área, driblou o goleiro e perdeu o ângulo para chutar na rede pelo lado de fora, mas a arbitragem marcou impedimento inexistente. Mesmo assim, o Joinville não ficou impune pelos espaços dados atrás. Em mais uma saída de bola errada dos visitantes, Ganso passou para Pato, que atraiu a marcação no meio e rolou na esquerda para Michel Bastos soltar um chute forte, balançando a rede, aos 13 minutos.

Assim que sofreu o segundo gol, Hemerson Maria fez duas mudanças no Joinville. Kempes e William Henrique deixaram a partida para as entradas de Jael e Willian Popp, respectivamente. O time visitante partiu no desespero ao ataque. Augusto César, que havia acabado de substituir Marcelinho Paraíba, cruzou na pequena área, onde Jael não alcançou por muito pouco.

Jael ainda teve nova chance em finalização de primeira, mas Rogério Ceni fez boa defesa. Milton Cruz, então, promoveu a estreia do atacante João Paulo, de 18 anos, no lugar de Michel Bastos, que deixou o campo muito aplaudido. Logo no lance seguida à mudança, Alexandre Pato recebeu pela esquerda e concluiu, para defesa do goleiro Oliveira. O arqueiro também teve trabalho em finalização de longe de Souza.

A insistência são-paulina foi recompensada. Aos 40, Alexandre Pato recebeu na direita da área, puxou para o meio e chutou rasteiro, ampliando o placar e acabando com qualquer esperança do time visitante.

SÃO PAULO 3X0 JOINVILLE

SÃO PAULO
Rogério Ceni; Bruno (Hudson), Paulo Miranda, Dória e Reinaldo; Denilson, Souza, Thiago Mendes, Ganso e Michel Bastos (João Paulo); Luis Fabiano (Alexandre Pato)
Técnico: Milton Cruz

JOINVILLE
Oliveira; Mario Sérgio, Bruno Aguiar, Guti e Rogério; Naldo, Anselmo, Marcelo Costa e Marcelinho Paraíba (Augusto César); William Henrique (Willian Popp) e Kempes (Jael)
Técnico: Hemerson Maria

Gols: Dória, aos 10 minutos do primeiro tempo. Michel Bastos, aos 13, e Alexandre Pato, aos 40 minutos do segundo tempo
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 23 de maio de 2015, sábado
Árbitro: Wagner Reway (MT)
Assistentes: Janette Mara Arcanjo (Fifa-MG) e Paulo César Silva Faria (MT)
Cartões amarelos: Thiago Mendes (São Paulo)
Público: 12.740
Renda: R$ 396.310,00

ASSISTA AOS GOLS DA VITÓRIA DO SÃO PAULO SOBRE O JOINVILLE


Tags: joinvillesc paulista São Paulo futnacional seriea