Tênis
None

ABERTO DA AUSTRÁLIA

Andy Murray frustra Tomas Berdych, vence de virada e alcança quarta final em Melbourne

Britânico vence por 3 sets a 1 garante vaga na decisão contra Djokovic ou Wawrinka

postado em 29/01/2015 10:19 / atualizado em 29/01/2015 10:24

AFP PHOTO / MANAN VATSYAYANA

Andy Murray é o primeiro finalista da chave masculina de simples do Aberto da Austrália. Na manhã desta quinta-feira, o britânico cabeça de chave número 6 derrotou o tcheco Tomas Berdych (7º), de virada, por 3 sets a 1, com parciais de 6/7 (6-8), 6/0, 6/3 e 7/5, depois de 3h25 de confronto.

O tenista da Escócia pôs fim ao sonho da República Tcheca em ter um campeão do Grand Slam australiano desde que Petr Korda foi o vencedor da edição de 1998. Aquela também foi a última vez que o país venceu a chave de simples masculina de um Major. Esta campanha de Berdych igualou seu melhor resultado, angariado no ano passado, quando acabou barrado pelo o atual campeão Stanislas Wawrinka.

Por outro lado, Murray chegou à sua quarta final em Melbourne. O número 6 do ranking mundial acabou derrotado em todas elas, disputadas em 2010, 2011 e 2013.

Agora, ele espera o vencedor da semifinal entre o sérvio Novak Djokovic (1º) e o suíço Stanislas Wawrinka. O embate está marcado para a manhã desta sexta-feira, às 6h30 (de Brasília).

O equilíbrio foi a tônica do primeiro set. O duelo começou com Berdych mais agressivo e subindo mais à rede do que Murray, que preferiu aguardar os golpes no fundo de quadra. O tcheco confirmou seus quatro primeiros saques com facilidade, enquanto o britânico sofreu para acompanhar.

Mais agressivo, o sétimo cabeça de chave quebrou o escocês no sétimo game e depois confirmou o saque para abrir 5/3. Quem esperava uma vitória tranquila do tcheco na primeira parcial se enganou. Murray aproveitou os erros de Berdych, devolveu a quebra e deixou tudo igual, em 5/5.

Depois disso, os dois forçaram o tie-break de desempate, onde o equilíbrio foi mantido. O escocês teve um set point, quando vencia por 6-5, mas o tcheco confirmou dois saques e depois contou com uma bola na rede de Murray para, finalmente, vencer a primeira parcial após 1h16.

O segundo set foi o avesso do primeiro. Murray continuou com seu jogo de fundo de quadra, porém ele variou mais a direção dos golpes, o que incomodou o tcheco. Berdych deixou de subir à rede e passou a cometer muitos erros não forçados (12 na parcial). Assim, o sexto cabeça de chave precisou de apenas 30 minutos para conquistar três quebras, aplicar um “pneu” sobre o adversário e empatar a semifinal.

O apagão tcheco continuou no terceiro set. Berdych até esboçou uma melhora em relação à segunda parcial, mas já no sexto game voltou a errar e perdeu o saque. Restou a Murray, aparentemente mais inteiro fisicamente, agredir o adversário, confirmar os serviços e virar o duelo com um 6/3, em 44 minutos.

Número 7 da lista da ATP, Tomas Berdych voltou melhor para o quarto set, onde jogou sua vida no torneio. O tcheco voltou a ser agressivo enquanto sacou, subiu à rede, e conseguiu incomodar Murray, mas não o bastante. No 11º game, o escocês aproveitou o cansaço do adversário e conseguiu a quebra. Depois, o sexto melhor tenista do mundo foi arrasador no saque e, com um ace, finalizou a semifinal na Rod Laver Arena.