None

JUDÔ

Temendo pressão, delegação do judô brasileiro ficará isolada nos Jogos Olímpicos de 2016

Confinamento da delegação é uma prática que vem desde Jogos de Londres, em 2012

postado em 26/03/2015 10:07

Divulgação

Com o objetivo de minimizar a pressão de fatores externos, e evitar a empolgação da torcida, a delegação do judô brasileiro traça um cronograma para se isolar antes e durante os Jogos Olímpicos do Rio-2016. Esporte que mais rendeu medalhas ao Brasil em Olimpíadas, 19 no total, o judô é tido pelo Comitê Olímpico Brasileiro como grande esperança. Não à toa que a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) não vem poupando esforços para prover uma boa estrutura.

Segundo informações apuradas pela Folha de S.Paulo, os judocas ficarão hospedados em um hotel de Mangaratiba, região litorânea do Rio, a cerca de 100 km da capital. O local foi usado também pela Itália durante o Mundial de 2014. Toda a preparação prévia da delegação será feita na região, e os atletas se deslocarão à Vila Olímpica apenas na véspera das lutas.

A CBJ, inclusive, pagará por uma ampla mudança na estrutura do hotel em Mangaratiba. Com reservas feitas para 57 pessoas, tamanho da delegação do judô envolvendo judocas, preparadores e treinadores, a entidade tem o intuito de instalar novas áreas de treinamento, além de duas academias para musculação e outras voltadas para a fisiologia, para auxiliar na recuperação dos atletas.

A tática planejada para o Rio-2016 não foi pensada de última hora. O confinamento da delegação é uma prática que vem desde os Jogos de Londres-2012, quando o Brasil trouxe quatro medalhes (sendo três de bronze e uma de ouro). Na época, os judocas brasileiros abriram mão de ficar na Vila para se concentrarem na região de Sheffield, a cerca de 230km da capital inglesa.

Dias de competição já foram divulgados pelo Comitê Organizador

Na última terça-feira, o Comitê Organizador do Rio-2016 divulgou as datas do judô, que ocupará sete dos 21 dias de competição. As lutas começarão no dia 6 de agosto, um dia depois da abertura dos Jogos, e seguirão até o dia 12. A competição de judô acontecerá na Arena Carioca 2, na Barra da Tijuca.

Mesmo com outras 19 modalidades esportivas tendo início no dia 6, o diretor executivo de Esporte do Comitê Organizador, Agberto Guimarães, garante que tudo foi bem planejado. “Nós conseguimos montar uma programação equilibrada, oferecendo ao público uma ampla variedade de esportes do início ao fim da competição”, disse.

Tags: judô olimpíadas maisesportes rio