None

TÊNIS

WTA anuncia que Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro não valerão pontos no ranking mundial

Anteriormente, a ATP também havia anunciado que não haveria pontuação nos Jogos

postado em 05/02/2016 11:23 / atualizado em 05/02/2016 11:29

Luis Acosta/AFP
WTA, organização que rege o tênis feminino, confirmou que as Olimpíadas de 2016 não valerão pontos no ranking mundial. Anteriormente, a ATP, que comanda a categoria masculina, também havia anunciado que não haveria pontuação para a competição entre os homens.

A organização feminina divulgou, em seu site oficial, as regras para os Jogos no Rio, em agosto. Além de não conceder pontos, a WTA também obriga que as jogadores tenham feito parte da equipe de seu país na última convocação para a Fed Cup, competição por nações, antes do torneio. Recentemente, a russa Maria Sharapova foi ameaçada pela Federação Russa de Tênis de ser impedida de participar das Olimpíadas, caso desistisse de defender o país no torneio. Por fim, a atual número 6 do ranking anunciou que jogará a partida de duplas, em duelo contra a Holanda.

Outra mudança anunciada pela WTA é sobre o formato das partidas. Até os Jogos de Londres, em 2012, o último set não tinha tie-break, e o jogo só se encerrava quando uma das jogadoras conseguisse a quebra de saque. Para a competição no Rio, todos as parciais terão tie-break se a partida chegar a 6/6.

Em 2012, a medalha de ouro foi para a americana Serena Williams, que venceu Sharapova na decisão. O bronze ficou com a bielorrussa Victoria Azarenka. Pelo título, a atual número 1 ganhou 685 pontos. Com a prata, a russa levou 470, e Vika, com o terceiro posto, ficou com 340.

Tags: pontos ouro olímpicos jogos rio olimpíadas tenis maisesportes rio de janeiro serena willians