None

RIO 2016

Por temor ao zika no Rio de Janeiro, Comitê Olímpico dos EUA contratará infectologistas

Comitê vai contratar especialistas em doenças infecciosas para aconselhar os atletas olímpicos que estão preocupados com o surto do zika vírus no Brasil

postado em 11/02/2016 14:15

Divulgação
O Comitê Olímpico dos Estados Unidos (USOC, na sigla em inglês) vai contratar dois especialistas em doenças infecciosas para aconselhar seus potenciais atletas olímpicos que estão preocupados com o surto do zika vírus no Brasil. O diretor executivo do USOC, Scott Blackmun, enviou uma carta para todos os potenciais atletas olímpicos possíveis em que reconhece as preocupações crescentes com a doença.

"Eu sei que o surto do zika vírus no Brasil é motivo de preocupação para muitos de vocês", escreveu Blackmun. "Eu quero enfatizar que também é para nós e que o seu bem-estar no Rio neste verão é a nossa maior prioridade".

A carta prossegue apresentando informações transmitidas pela Organização Mundial de Saúde e pelos Centros de Controle de Doença dos Estados Unidos sobre o zika, como de que o vírus é transmitido por mosquitos, aproximadamente 20% das pessoas infectadas apresentar sintomas leves, incluindo dores no corpo, e alertando que as mulheres que consideram engravidar têm maior motivo de preocupação porque o vírus pode causar microcefalia nos bebês.

Em entrevista à revista esportiva Sports Illustrated no início desta semana, a goleira da seleção dos Estados Unidos, Hope Solo disse que não iria ao Rio se a Olimpíada ocorresse nesse momento. "Isso nos fez perceber que precisamos fornecer informações precisas para os nossos atletas", disse Blackmun, em entrevista à agência de notícias Associated Press. Além dessas duas contratações, o comitê vai publicar atualizações sobre o tema no website USOC.org/RioTravelUpdates.

Hope Solo reiterou a declaração após a estreia dos Estados Unidos nas Eliminatórias da Concacaf para a Olimpíada - a sua equipe goleou a Costa Rica por 5 a 0. "Tudo o que posso fazer é falar por mim. Se os Jogos Olímpicos fossem hoje, eu não iria", disse. "Felizmente, os Jogos Olímpicos são daqui a seis meses. Então, eu acredito que temos algum tempo para ter nossas dúvidas e perguntas respondidas".

A carta alerta ser impossível garantir a proteção total dos atletas. "Não importa o quanto nos preparamos, haverá sempre um risco associado com a competição internacional. Cada país, cada local de competição, cada esporte irá apresentar riscos diferentes e exigem diferentes estratégias atenuantes".

Blackmun disse que o USOC está acompanhando as atualizações frequentes sobre o zika. A carta destaca que "o teste rápido para determinar se um indivíduo está infectado é esperado para um futuro próximo".

"Em primeiro lugar, queremos garantir que os nossos atletas tenham informações precisas, porque eles estão preocupados", disse Blackmun. "Com base no que sabemos agora, a ameaça principal é com as crianças por nascer".

Tags: maisesportes zica alerta Rio de Janeiro Estados Unidos