Vôlei
None

VÔLEI MASCUILINO

Agora é pelo bi mundial

Cruzeiro mira agora o bicampeonato mundial de vôlei

postado em 23/04/2014 08:38 / atualizado em 23/04/2014 08:53

RAMON LISBOA / EM DA PRESS
Ser bicampeão mundial de vôlei masculino. Esse é o pensamento dos jogadores do Cruzeiro, que voltaram a treinar depois de uma semana de folga, prêmio pela conquista do bicampeonato da Superliga, há 10 dias, no Mineirinho. O ginásio será também o palco da disputa do torneio internacional, que já tem as oito equipes conhecidas.

Os adversários do Cruzeiro, também o atual campeão sul-americano (o que deu a vaga ao vice, UPCN, da Argentina), são o Belogorie, da Rússia, campeão europeu; Guaynago Mets, de Porto Rico, campeão da Norceca (América do Norte e Caribe); Esperance, da Tunísia, campeão africano; Matin Veramin, campeão asiático; e o Trentino, da Itália, e Al-Rayyan, do Catar, ambos convidados pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB).

Os grupos, dois de quatro times, ainda não foram definidos, o que deverá acontecer, no máximo, até o fimda semana, segundo a FIVB. Os jogos começarão sempre, às 14h, terminando por volta das 22h. O torneio começa dia 5 e vai até 10 de maio.

Durante esta semana, o técnico Marcelo Méndez definiu que os treinos serão no ginásio do clube, no Barro Preto, mas, na semana que vem, passarão a ocorrer no Mineirinho. O ginásio continua com a lotação de 14 mil torcedores, segundo o Corpo de Bombeiros, porque não existem portas de evacuação suficientes para o caso de incêndio ou tumulto.

Se os jogadores tiveram folga, o mesmo não se pode dizer do técnico Marcelo Méndez, que passou a semana e o feriado estudando os adversários. Dos sete rivais no Mundial, apenas contra um deles, o Trentino, o Cruzeiro já havia jogado. Os times se enfrentaram duas vezes, ambas no Mundial de 2012, disputado em Doha e, em ambas as partidas, houve vitória do time italiano, 3 a 2 na fase de classificação e 3 a 0 na final.

Outra equipe bastante conhecida é o UPCN, que sempre mostrou ser um adversário duro para o time barro-pretano. Na final do Sul-Americano de 2012, o time mineiro venceu por 3 a 1. Os dois se encontraram também na final do Sul-Americano desse ano, quando a equipe celeste voltou a vencer, 3 a 2, de virada, depois de ter perdido os dois primeiros sets. E houve ainda outro confronto entre os dois times, na semifinal do Mundial de 2013, quando aconteceu a terceira vitória cruzeirense, por 3 a 0, em Betim.

INFORMAÇÕES As demais equipes são desconhecidas, principalmente porque o time do Al-Rayyan, que disputou o Mundial de 2012, está totalmente modificado. O Belogorie, da Rússia, tem como destaques o gigante Muserskiy, de 2,18m, o grande nome da Rússia quando da conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres’2012 (tornou-se o maior pontuador de uma final olímpica, contra o Brasil, com 31 pontos). Além dele, jogam o levantador da Seleção Italiana, Travica, e o meio de rede da Seleção Russa, Bogomolov.

Nesse caso, o técnico Marcelo Méndez tem à disposição transmissões de jogos do time russo, tanto no Europeu, quanto no Campeonato Russo. Das demais equipes, ele tenta conseguir informações e teipes de jogos para não ser surpreendido.

Tags: vôlei mundial cruzeiro cruzeiroec