Vôlei
None

SUPERLIGA FEMININA

Embalos de sábado à noite

Primeira partida entre Minas e Rio, pelas semifinais da Superliga Feminina, é transferida para o fim de semana, atendendo desejo da equipe de Marco Queiroga

postado em 01/04/2015 08:10 / atualizado em 01/04/2015 11:28

Alexandre Guzanshe/EM/D. A Press
A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) anunciou ontem a mudança da data e horário da primeira partida da melhor de três pelas semifinais da Superliga Nacional Feminina de Vôlei, da sexta-feira, às 22h, para sábado, às 21h30, na Arena JK, em Belo Horizonte. A segunda partida será no dia 10, no Rio, local também da terceira partida, se necessário, ainda sem data definida. A outra série, entre Sesi-SP e Osasco, teve as datas mantidas, com a primeira partida também no sábado, às 11h30, em São Paulo, e a segunda, dia 9, em Osasco.

A decisão foi tomada, segundo a entidade, a partir de um protesto do clube mineiro, que não gostou da marcação do jogo para a sexta-feira da Paixão, ainda mais para o horário previsto. Havia ainda um empecilho: para o mesmo dia, está marcado, para as 20h, o jogo de basquete entre Minas e Pinheiros, pela última rodada do NBB, e, de acordo com o regulamento, para efeitos de classificação, todas as partidas devem ser no mesmo horário. Não haveria, assim, tempo hábil para a montagem da quadra de vôlei, que requer a colocação do piso de taraflex (emborrachado). Com isso, a CBV optou pela mudança, depois de consultar a emissora que detém os direitos de transmissão, aproveitando-se ainda do fato de que a partida masculina que estava marcada para o sábado não irá mais acontecer, já que o Cruzeiro eliminou a necessidade de um terceiro jogo contra o Minas, ao fechar a série, anteontem, com a vitória por 3 a 0.

Houve ainda uma tentativa de uma antecipação para quinta-feira, o que não foi aceito pelo Minas, devido ao fato de que o tempo de preparação para a semifinal seria muito curto, de apenas dois dias, já que as jogadoras ganharam folga na segunda-feira. Ontem, as atletas fizeram trabalho físico pela manhã e, à tarde, o técnico Marco Queiroga comandou um treino técnico, em quadra, com a participação de todas as jogadoras. O treinador preparou ainda um vídeo com as principais jogadas do Rio e as características do time de Bernardinho, que será visto pelas jogadoras durante os dias que antecedem à decisão.

Mineiro na CBV

O mineiro Ricardo Trade, que vinha respondendo como secretário nacional do esporte de alto rendimento do Ministério do Esporte, anunciou ontem seu desligamento da função a partir de hoje. Ele assumirá a função de CEO da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV),com o objetivo de coordenar o processo de reestruturação da entidade, no que conta com total apoio do Ministro dos Esportes, George Hilton (PRB). Trade passou por todos os degraus do esporte de alto rendimento. Começou a carreira como goleiro de handebol do Ginástico, por quem sagrou-se bicampeão brasileiro na década de 1970. Defendeu também a Seleção Brasileira. Depois tornou-se técnico da equipe mineira, trabalhou como supervisor no vôlei feminino do São Caetano. Na Copa do Mundo de 2014, ele foi CEO, trabalhando para a Fifa.

O cargo de Secretário Nacional do Esporte de Alto Rendimento será ocupado pelo atual secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Carlos Geraldo. Ao receber o desligamento de Trade, ministro Hilton elogiou seu trabalho à frente da Secretaria Nacional do Esporte de Alto Rendimento e agradeceu o empenho na tarefa de, nos últimos meses, coordenar os programas federais de auxílio à preparação dos atletas brasileiros para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio’2016.

Tags: superesportes sábado rio superliga semifinal semifinais minas volei rio de janeiro