Vôlei
None

GRAND PRIX

Brasil leva susto, mas vence Japão de virada na estreia do Grand Prix de Vôlei Feminino

Atual campeã, Seleção Brasileira inicia torneio em Bancoc com vitória por 3 sets a 1

postado em 03/07/2015 11:27 / atualizado em 03/07/2015 11:33

FIVB/Divulgação

Atual campeã do Grand Prix, a Seleção Brasileira feminina de vôlei estreou com vitória na edição de 2015 do torneio. Na manhã desta sexta-feira, as comandadas do técnico José Roberto Guimarães derrotaram o Japão, de virada, por 3 sets a 1, com parciais de 21/25, 25/21, 25/17 e 27/25, em Bancoc, na Tailândia.

Com o resultado, o Brasil lidera o Grupo A, com três pontos. Mais cedo, a anfitriã desta primeira etapa, a Tailândia, derrotou a Sérvia, por 3 a 2, somando duas unidades por ter vencido em cinco sets. As sérvias aparecem na terceira colocação, com um ponto, à frente do lanterna Japão, zerado por ter perdido por uma diferença de duas parciais.

Sem Thaisa (recuperando-se de cirurgia), Tandara (grávida), Sheila (folga), Jaqueline e Fabiane (treinando em Saquarema), a Seleção sofreu por conta do desentrosamento e apresentou alguns erros, principalmente na recepção, fator decisivo na derrota do primeiro set. No entanto, as atacantes evoluíram durante a partida e o bloqueio funcionou bem em todo o jogo, facilitando a virada verde e amarela.

As ponteiras Gabi e Fernanda Garay foram as maiores pontuadoras da partida, com 16 acertos. Juntas, elas anotaram sete pontos de bloqueio. Pelo lado japonês, Miyu Nagaoka foi o grande destaque, com 15 tentos, sendo todos de ataque.

O Brasil volta à quadra pelo Grand Prix na madrugada de sexta para sábado, às 4 horas (de Brasília), quando enfrentará a Sérvia, novamente em Bancoc, na Tailândia. Nesta primeira etapa, as brasileiras jogarão mais oito vezes em busca da classificação à fase final, que será realizada nos Estados Unidos, país já garantido por ser sede.

O jogo - O Brasil começou a partida um pouco melhor e, graças ao bloqueio, conseguia manter uma ligeira vantagem no placar. As comandadas de Zé Roberto foram para a segunda parada técnica obrigatória vencendo por 16/15. Na sequência, porém, os erros de recepção foram cruciais para que as japonesas virassem o marcador (18/16). A equipe asiática ainda ampliou a vantagem e fechou o primeiro set em 25/21.

As brasileiras voltaram melhores no setor ofensivo, embora continuassem apresentando dificuldades na recepção. Com boas atuações de Joyce e Gabi, a Seleção abriu quatro pontos de vantagem, ficando próxima da igualdade na partida (16/12). Na parte final do segundo set, o Japão reagiu e conseguiu empatar em 20/20, entretanto o Brasil acertou a defesa e, com uma série de pontos consecutivos, venceu a segunda parcial com um novo 25/21.

No terceiro, a equipe Nacional se acertou de vez. Com um bloqueio muito preciso e um ataque impiedoso, o Brasil dominou as japonesas, que ficaram atrás no placar durante toda a parcial. Resultado: 25 a 17 para a Seleção, que virou o confronto.

Buscando o empate, o Japão começou o quarto set com mais agressividade e contou com o relaxamento brasileiro para liderar o placar até a parte final, indo para a segunda parada técnica vencendo por 16/14. No entanto, o trio formado por Juciely, Fernanda Garay e Gabi tratou de mudar o panorama do jogo e virar a parcial em 19/16.

As nipônicas chegaram a empatar novamente o quarto set em 24/24, mas o Brasil cresceu no momento mais decisivo do duelo e fechou a conta com 27/25, vencendo sua estreia no principal campeonato do ano.

Tags: brasil grand prix