Vôlei
None

SUPERLIGA MASCULINA

Clubes se unem em bronca geral com a arbitragem da Superliga Masculina de Vôlei

Protestos foram gerados por erros contra o Montes Claros, no sábado

postado em 20/02/2017 11:00

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
Montes Claros – Os erros cometidos pela arbitragem no jogo do Montes Claros contra o Campinas, pela Superliga Masculina, sábado à noite, na cidade do interior de São Paulo, geraram protestos da equipe mineira. Para o Pequi Atômico, os erros favoreceram o adversário, que saiu vitorioso por 3 a 2. A polêmica aumentou depois que o time do Norte de Minas ganhou o apoio de outras equipes, filiadas à Associação de Clubes de Vôlei (ACV), que postaram mensagem de solidariedade nas redes sociais, pedindo a imparcialidade da arbitragem e a implantação “urgente” do sistema de vídeo – o chamado video check, usado durante os Jogos Olímpicos do Rio’2016 e que permite conferir os lances duvidosos imediatamente às marcações dos árbitros.

As equipes filiadas a ACV divulgaram em suas páginas no Facebook uma mensagem única, com as hashtags #voleibolimparcial, #arbitragemimparcial e #videocheckurgente. A mensagem também foi compartilhada pelos atletas. Levantador do Cruzeiro, William engrossou o coro, em seu perfil no Twitter. “Campinas é o lugar onde os times são mais garfinhados que eu já vi na minha vida! Me desculpem a sinceridade. Video check em Campinas já!!!”

O gestor do Montes Claros Vôlei, Andrey Souza, pontuou “cinco erros gritantes” cometido pelos árbitros Rogério Espicalsky e Gustavo Costa no Ginásio do Taquaral. “Claro que a gente acredita que não haja nada armado para favorecer alguma equipe, principalmente para favorecer a equipe de Campinas. Mas foram erros gritantes e em momentos decisivos da partida. Foram tão gritantes que não precisavam de video check. Considerando a bagagem dos árbitros, foram erros inadmissíveis”, afirmou Souza.

HISTÓRICO


Para o dirigente, os erros influenciaram diretamente no resultado da partida: “Ganhar ou perder faz parte do jogo. Mas os erros, com certeza, atrapalharam a concentração de nossa equipe nos momentos decisivos”. Embora tenha ressaltado que n ão estava denunciando “nenhum esquema de favorecimento”, Souza lembrou que já “existe um histórico” de erros de arbitragem cometidos contra visitantes em Campinas. “Na dúvida, sempre (a marcação dos árbitros) é a favor do Campinas”, comentou.

Ele ainda sugeriu que a manifestação pública dos clubes a favor da imparcialidade pode ser algo mais do que apenas um gesto de solidariedade ao Montes Claros: “Muito bacana essa manifestação dos clubes como uma representação da ACV. Mostra a insatisfação com o momento atual, não só com a arbitragem, mas do contexto todo, que engloba, principalmente, e o que mais incomoda, essa relação de proximidade do Campinas com a atual gestora da competição”.

Tags: Protesto Vôlei cruzeiroec volei