Futebol Nacional
None

SÉRIE A

Atlético-PR e Grêmio buscam recuperação na estreia do Campeonato Brasileiro

Furacão foi eliminado na Libertadores e Grêmio foi goleado na final do Gauchão

postado em 20/04/2014 11:06

Gazeta Press

Duas equipes que brigaram até o fim pelo vice-campeonato brasileiro em 2013 se enfrentarão neste domingo em sua estreia na competição deste ano. No Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, Atlético-PR e Grêmio jogam a partir das 16h. A partida ocorrerá fora de Curitiba devido aos incidentes da torcida do Furacão com vascaínos na última rodada do Brasileirão 2013, partida que foi disputada em Joinville.

Atlético-PR e Grêmio passaram por uma semana difícil antes da estreia no principal certame. A crise é forte no Furacão: eliminado na fase de grupos da Libertadores após perder para o Strongest, o time paranaense passou por uma limpa em seu elenco. Alegando indisciplina, a direção afastou o zagueiro Manoel e rebaixou outros seis jogadores para o time B: Renato Chaves, Juninho, Zezinho, Mirabaje, Mérida e Crislan.

Na segunda-feira, o presidente do clube, Mário Celso Petraglia, acusou o meia Paulo Baier (hoje no Criciúma) de agenciar jogadores do elenco atleticano. O afastamento de Manoel está relacionado à denúncia, embora Petraglia não tenha citado outros jogadores que estariam sendo agenciados por Baier quando ele atuava pelo clube paranaense. Além disso, Adriano, o Imperador, teve seu contrato rescindido por falta de comprometimento, e o técnico Miguel Ángel Portugal segue com futuro incerto.

Para o jogo diante do Grêmio, com tantos desfalques e afastamentos, a equipe deve ser bem diferente da que vinha atuando pela Libertadores. O lateral direito Sueliton, suspenso, está fora do jogo. No entanto, o atacante Douglas Coutinho, recuperado de lesão, poderá voltar à equipe principal.

O Grêmio não vive momento tão conturbado. Porém, mesmo com ótima campanha na Libertadores, o Tricolor passou por uma semana complicada após perder o Gauchão levando 4 a 1 do Internacional. Protestos da torcida e dúvidas sobre o trabalho do técnico Enderson Moreira surgiram na Arena.

“A gente não aceita uma derrota como essa, também sofremos, queremos ganhar, mas nem sempre se ganha. Fui receber o prêmio, mas envergonhado. Tenho vergonha de sair de casa, mas fui profissional e saí para representar o clube. Estamos indignados, ninguém quer sair na rua”, reconheceu Barcos, falando sobre a premiação dos melhores do Gauchão, ocorrida na segunda-feira. “Mas precisamos dar a volta por cima. A única forma de reconquistar o torcedor é mostrar em campo que merecemos”, completou o capitão gremista.

A semana serviu para lamber as feridas, mas também trouxe boas notícias à torcida tricolor. Da Conmebol, veio a informação de que o clube não perderá o mando de campo para a partida de volta contra o San Lorenzo, pelas oitavas da Libertadores, após uma briga entre torcedores do próprio Grêmio na Arena. Além disso, Luan e Zé Roberto voltaram aos treinos após lesão e devem voltar à equipe. Zé enfrentará o Atlético-PR, enquanto o garoto retornará diante do San Lorenzo, na quarta-feira que vem.

O lateral esquerdo Wendell, após um período de treinos com a seleção sub-20, será preservado. Breno joga em seu posto. Na zaga, a dupla reserva, formada por Geromel e Bressan, atuará desde o início do jogo. O objetivo é verificar o rendimento dos suplentes e poupar os titulares Werley e Rhodolfo, bastante desgastados.

ATLÉTICO-PR X GRÊMIO

Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Data: 20 de abril de 2014, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa-RJ)
Assistentes: Carlos Berkenbrock (SC) e Márcio Luiz Augusto (SP)


ATLÉTICO-PR:
Wéverton; Carlos César, Dráusio, Cléberson e Natanael; Paulinho Dias, João Paulo e Bady; Marcelo, Ederson e Douglas Coutinho
Técnico: Miguel Ángel Portugal

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará, Bressan, Geromel e Breno; Edinho, Ramiro, Riveros e Zé Roberto; Dudu e Barcos
Técnico: Enderson Moreira