Futebol Nacional
None

SÉRIE C

Guarani bate Caxias, sonha com acesso e rebaixa São Caetano para Série D do Brasileiro

Outro rebaixado é o Duque de Caxias, do Rio de Janeiro

postado em 29/09/2014 21:00 / atualizado em 29/09/2014 21:07

Gazeta Press

Vice-campeão da Libertadores de 2002, o São Caetano está rebaixado para a quarta divisão do Campeonato Brasileiro. Nesta segunda-feira, no fechamento da penúltima rodada da Série C, o Guarani derrotou o Caxias, por 1 a 0, no Rio Grande do Sul, se livrou da degola e decretou a queda de seu adversário paulista. Além disso, o Bugre chega ao último jogo com chances de brigar pela classificação às quartas de final da competição nacional.

O Caxias, sem vencer desde o início do returno, precisava reencontrar o caminho dos triunfos nesta segunda-feira para voltar a figurar entre os quatro primeiros colocados. Ao lado de seu torcedor, ainda poderia deixar o rival Guarani em situação complicada na competição. O cenário teoricamente favorável, porém, não pôde ser refletido dentro de campo.

Depois de um primeiro tempo truncado, no qual nenhuma das equipes conseguiu trabalhar a bola no ataque, o Guarani garantiu a vitória com um pênalti. Aos 26 minutos, o árbitro marcou toque de mão do zagueiro Lucão após escanteio na área do Caxias. O responsável pela cobrança foi o ídolo bugrino Fumagalli, e o camisa 10 não desapontou, balançando as redes do Centenário.

O resultado embola ainda mais a briga pela quarta vaga do Grupo B. O Guarani, antes ameaçado de rebaixamento, chega aos 23 pontos, se livra da degola e fica na quinta colocação – com a mesma pontuação do Macaé, quarto lugar. Logo atrás, Guaratinguetá, Caxias e Juventude somam 22. Desta forma, todos os times citados entram na última rodada com chance de classificação.

A vitória do Guarani no Rio Grande do Sul também decreta o rebaixamento de um vice-campeão da Libertadores para a Série D do Campeonato Brasileiro. Com apenas um jogo para fazer, o São Caetano fecha a rodada com 18 pontos, a quatro do primeiro time fora da zona de rebaixamento, e está matematicamente rebaixado para a quarta divisão – assim como o Duque de Caxias, lanterna do grupo.

Confira os jogos da última rodada:


Sábado – 16 horas (de Brasília)
Guarani x Tupi
Juventude x Mogi Mirim
Guaratinguetá x Madureira
Duque de Caxias x São Caetano
Macaé x Caxias

TABELA DA SÉRIE C DO CAMPEONATO BRASILEIRO

Tags: sao caetano seriec seried duque guarani libertadores