Futebol Nacional
None

SÉRIE A

São Paulo visita Chapecoense em Santa Catarina e Rogério Ceni busca recorde de Ryan Giggs

Goleiro busca recorde mundial de vitórias por um mesmo time em jogos oficiais

postado em 22/10/2014 09:29 / atualizado em 22/10/2014 09:38

Agência Estado

Rubens Chiri/saopaulofc.net

Rogério Ceni, com 41 anos, poderá bater nesta quarta-feira, a partir das 22 horas, contra a Chapecoense, na Arena Condá, em Chapecó (SC), pela 30.ª rodada do Campeonato Brasileiro, o recorde mundial de vitórias por um mesmo time em jogos oficiais (sem considerar amistosos). O goleiro soma 589 triunfos com o São Paulo, mesma marca de Ryan Giggs, que defendeu o Manchester United de 1991 até a temporada passada. Em 1.134 jogos pelo clube tricolor, Rogério Ceni também participou de 256 empates e 289 derrotas.

O goleiro já possui três marcas no Guinness Book (livro dos recordes). É o atleta de futebol que mais vezes jogou como capitão de seu time, com 866 jogos de competição até 24 de novembro de 2013, data que o livro reconheceu o feito de Rogério Ceni. É também o recordista em número de jogos pelo mesmo time, com 1.117 partidas, e goleiro com mais gols marcados: 113.

Os números atualizados do capitão são-paulino são ainda mais impressionantes. Até hoje, o goleiro disputou 1.172 jogos pelo São Paulo, foi capitão 928 vezes e marcou 123 gols.

Para Rogério Ceni quebrar mais um recorde, o São Paulo terá de superar desfalques no ataque. Alexandre Pato está com uma lesão na coxa esquerda e Luís Fabiano foi vetado por causa de uma mialgia na coxa direita. Michel Bastos, que substituiu Pato no último sábado contra o Bahia, está suspenso. Assim, Osvaldo poderá fazer dupla de ataque com Alan Kardec ou Kaká jogar mais adiantado, com Maicon entrando no meio de campo.

O lateral-esquerdo Alvaro Pereira diz que o time terá dificuldade nesta quarta. “A Chapecoense vem fazendo boas partidas e também é um bom mandante. Aqui no Morumbi, fizeram um jogo inteligente e venceram”.

Com 52 pontos, o São Paulo é o segundo colocado do Brasileirão. O líder é o Cruzeiro, com 59. Com 34 pontos, a Chapecoense está no 15.º lugar e briga contra o rebaixamento. No primeiro turno, o time paulista perdeu por 1 a 0 para o catarinense, no Morumbi. Foi a segunda partida da equipe depois da paralisação do campeonato por causa da Copa do Mundo.