Futebol Nacional
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Pontos corridos: relembre algumas viradas surpreendentes em campeonatos mundo afora

Embora improváveis, reviravoltas na tabela são vistas na Europa e na América do Sul

postado em 31/10/2014 08:00 / atualizado em 31/10/2014 08:45

Thiago Madureira /Superesportes

REUTERS E AFP
O Cruzeiro ainda sustenta uma larga margem na liderança do Campeonato Brasileiro. Mas a irregularidade do time de Marcelo Oliveira no segundo turno permite que os rivais sonhem com uma reviravolta no Nacional.

Com sete rodadas para o fim do torneio, a Raposa sustenta cinco pontos de vantagem para o vice-líder São Paulo e sete para o Atlético, terceiro colocado.

Em vários países do mundo, há exemplos de viradas que servem de alerta ao Cruzeiro e de alento para são-paulinos e atleticanos em busca do título do Campeonato Brasileiro.

Inglaterra: Manchester tirou cinco pontos faltando nove rodadas

Campeão da Premier League 2001/02 com uma vantagem de sete pontos para o segundo colocado, o Arsenal parecia caminhar para o bicampeonato inglês na temporada seguinte (2002/03). Liderado por Thierry Henry, o clube da capital possuía cinco pontos de vantagem para o Manchester United restando nove rodadas. Contudo, o impensável ocorreu. Arsène Wenger e seus comandados fraquejaram no fim.

Na reta final do torneio, enquanto o Manchester teve um desempenho impressionante, o Arsenal tropeçou em excesso. Nas últimas dez partidas, os Diabos Vermelhos venceram nove, ao passo que os Gunners tiveram cinco triunfos, três empates e duas derrotas.

O grande nome da conquista foi o matador Ruud van Nistelrooy, que marcou 25 gols, levando a artilharia da competição. O Manchester ainda fechou a competição com cinco pontos de frente: 83 a 78.

Argentina: Estudiantes tem reação improvável no Apertura de 2006

O Apertura de 2006 na Argentina teve emoção de sobra no fim. O Boca Juniors estava soberano na ponta do torneio, com quatro pontos de vantagem para o Estudiantes, faltando duas rodadas para o término do torneio.

O Boca tinha sofrido apenas uma derrota em todo torneio – para o rival River Plate, na 10ª rodada (3 a 1). Nas duas últimas partidas, duas derrotas: para o Belgrano (1 a 0) e diante do Lanús (2 a 1). Por sua vez, o Estudiantes empatou com o Argentinos Juniors e venceu o Arsenal.

Com Boca e Estudantes empatados com 44 pontos, o campeão saiu em um jogo desempate. Com um gol de Palermo, o Boca vencia até o início do segundo tempo. Sosa e Pavone, contudo, trataram de garantir o título aos pincharratas, quebrando jejum de 23 anos.

Alemanha: Borussia consegue recuperar diferença de cinco pontos a três partidas do fim

O Bayer Leverkusen liderava a Bundesliga com uma boa diferença de quatro pontos para o segundo colocado (Borussia Dortmund), restando três rodadas.

Mas em três jogos o time de Ballack fez apenas três pontos e permitiu a recuperação dos aurinegros, que bateram os últimos adversários, levando a taça.

O atacante brasileiro Amoroso foi um dos trunfos do Borussia no Campeonato. Ele foi o artilheiro da competição, com 18 gols, e um dos responsáveis por essa conquista histórica.

Espanha: Valencia tira vantagem de sete pontos para o Real Madrid

Com a chegada de David Beckham, o Real Madrid iniciava um novo ciclo na sua era galática. Ele chegou para fazer companhia a Raúl, Luis Figo, Zidane, Roberto Carlos e Ronaldo.

O time do técnico português Carlos Queiroz chegou a abrir sete pontos de vantagem a 12 rodadas do fim. Contudo, as seis derrotas nos últimos sete jogos do campeonato e a boa campanha do Valencia tiraram o título do Santigo Bernabéu.

O Valencia, que contava com os brasileiros Fábio Aurélio e Ricardo Oliveira, também conquistou a Copa da Uefa, atual Liga Europa, ao vencer o Olympique de Marselha na final.

Brasil: surpresas nas edições de 2008 e 2009

No Campeonato Brasileiro de 2009, o Palmeiras sustentava 10 pontos de vantagem sobre o Flamengo, na 28ª rodada. O time carioca era o sexto colocado. A equipe comandada pelo atacante Adriano conquistou o título com cinco pontos a mais que o Palmeiras, que não levou nem uma vaga para a Liberadores.

Na edição anterior do torneio (2008), o Grêmio chegou a ter 11 pontos sobre o São Paulo no segundo turno. No término do campeonato, o Tricolor foi campeão, com três de frente para o time gaúcho.

Tags: campeonatos viradas europa atleticomg cruzeiroec reviravoltas cruzeiro atlético pontos corridos