Futebol Nacional
None

FUTEBOL FEMININO

Futebol feminino agoniza no Brasil, apesar do sucesso mundial da jogadora Marta

Campeonatos bem organizados são realidade apenas no eixo Rio-São Paulo

postado em 11/01/2015 08:55 / atualizado em 11/01/2015 09:03

Paul Hackett/REUTERS

O futebol feminino ainda engatinha no Brasil, apesar do sucesso mundial de sua maior estrela. Ao mesmo tempo em que o país festeja Marta, considerada uma das melhores do mundo, o esporte não evoluiu nos gramados tupiniquins, mesmo com a tentativa da Confederação Brasileira de Futebol em organizar a modalidade, promovendo duas competições: a Copa do Brasil (com 32 times, vai de 4 de fevereiro a 8 de abril) e o Campeonato Brasileiro, de 9 de setembro a 8 de novembro. Minas Gerais é um retrato do que ocorre no restante do país, convivendo, praticamente, com o abandono, por causa da falta de parceiros para bancar as equipes.

O Campeonato Mineiro, por exemplo, tem apenas seis equipes, nenhuma delas profissional. Os grandes clubes do masculino, Atlético, América e Cruzeiro, não participam. O primeiro competia na modalidade até 2012, quando o time foi dissolvido. Segundo informações da assessoria de imprensa do clube, o grande problema foi a falta de recursos para bancar a equipe. Essa é também a posição do Cruzeiro. O presidente Gilvan de Pinho Tavares afirma que nem sequer chegou a pensar na possibilidade de manter um time.

O atual campeão mineiro é o Santa Cruz, da Zona Leste de BH, time que joga na várzea. Ano passado, conquistou também a Taça BH e a Copa Centenário. São 36 atletas, entre 11 e 35 anos, todas jogando na categoria adulto. Bárbara Fonseca é a responsável pela equipe, uma espécie de faz-tudo – cuida das viagens, dos treinos, da alimentação e do transporte. Escrivã de polícia lotada na Delegacia de Furtos de Veículos, na Barroca, Bárbara conta que o time não recebe qualquer ajuda: “Os custos de treinos, viagens, materiais etc. são custeados pelos integrantes da comissão técnica, que está junta desde janeiro de 2014. A gente faz tentativas desesperadas, solicitando patrocínio ou uma ajuda do empresariado mineiro, mas ainda não tivemos êxito”.

Nenhuma jogadora tem salário ou recebe ajuda de custo, como vale-transporte. “Fazemos tudo por amor”, diz Bárbara. A única ajuda é para a Copa do Brasil, com a CBF disponibilizando R$ 5 mil para cada equipe nas partidas fora de casa. “Nas partidas aqui, nós é que temos de bancar. Nossa estreia na Copa do Brasil será contra o Duque de Caxias, no Campo do Vasco, no Rio. Para as partidas como mandante, indicamos a Arena do Jacaré, mas lá tem de pagar aluguel e não temos como fazê-lo. Estamos tentando a cessão do estádio, caso contrário, teremos problema, pois a CBF exige um campo com um mínimo de 10 mil lugares. Não temos outro lugar.”

FUTSAL A situação das jogadoras que estão fora do eixo Rio-São Paulo é bastante complicada. Muitas se mantêm em atividade migrando para o futsal. Rosana, integrante da Seleção Brasileira na campanha das duas medalhas de prata olímpicas e no ouro e na prata dos Jogos Pan-Americanos, viveu essa situação. “Quando não tinha jeito, não tinha time, ia jogar no futsal. É garantido, pois há competições com maior regularidade.”

Apesar dos problemas, o Brasil tem uma seleção considerada forte. O atual técnico, Oswaldo Alvarez, o Vadão, acredita que o Brasil evoluiu bastante, principalmente no lado tático, mas vê um grande problema: “Não se joga futebol feminino nas escolas. São poucas as escolinhas. O crescimento nos outros países é muito maior do que o nosso. Evoluímos dentro do campo, mas e quando perdermos essa geração de hoje? Não teremos reposição”.

Um dos problemas é que muitas jogadoras vão para o exterior, casos de Rosana, Cristiane e Marta, três dos principais nomes do esporte no país. Mas ele espera que esse problema seja amenizado com a criação da seleção permanente, com as jogadoras sendo convocadas com mais frequência.

Em dezembro, a Seleção Brasileira se reuniu pela última vez e conquistou o pentacampeonato do Torneio Internacional de Brasília, ganhando de Argentina e China e empatando com os EUA. A próxima convocação será no fim de fevereiro, para a Algarve Cup, em Portugal. Depois, se reunirá em maio para a preparação e disputa da Copa do Mundo, de 6 de junho a 5 de julho, no Canadá.

Personagem da notícia

Marta, 28 anos, jogadora de futebol

De empregada doméstica a craque

O grande nome do futebol feminino brasileiro é o da armadora e atacante Marta. Com 73 jogos pela Seleção no currículo e 82 gols, ela defendeu, profissionalmente, apenas três clubes no Brasil: o carioca Vasco, o mineiro Santa Cruz e o paulista Santos. Nos EUA, atuou no Los Angeles Sol, FC Gold Pride e Western New York Flash. Na Suécia, no Umea, no Tyreso e, agora, defende o Rosengard. Marta começou a carreira em Contagem. Empregada doméstica, aproveitava a folga para jogar no Adesc, que tinha uma equipe feminina de futsal. Foi campeã metropolitana e mineira, sendo que, defendendo a equipe da cidade, registrou o recorde mundial de gols numa só partida no futsal feminino (14), na vitória por 14 a 3 sobre o Cruzeiro, no Ginásio do Barro Preto, no fim da década de 1990. As façanhas de Marta nas quadras logo a levaram para um time de futebol de várzea, o Frigoarnaldo, onde ficou por quase três anos. De lá, conseguiu seu primeiro contrato profissional no Vasco, e, então, ganhou o mundo. Eleita cinco vezes a melhor jogadora do planeta na eleição da Fifa, amanhã ela estará novamente na cerimônia de premiação, pronta para emplacar a sexta.

Linha do tempo

1898 – Primeiro jogo de futebol feminino no mundo: Inglaterra x Escócia

1908 – Primeira vez que uma mulher joga futebol no Brasil, em partida beneficente, mista, no Rio

1921 – Primeiro jogo feminino oficial no Brasil, duelo entre os bairros Tremembé e Cantareira, de São Paulo

1941 – Lei Estado Novo proíbe a prática de “esportes incompatíveis com a natureza feminina”

1979 – Lei de 1941 é revogada

1982 – São criados os primeiros times femininos no Brasil: o carioca Radar e o paulista Saad

1988 – Primeira convocação para a Seleção Brasileira, com 16 jogadoras do Radar, para o Women’s Cup of Spain. Conquista do primeiro título internacional, vencendo França, Portugal e Espanha

1991 – Fifa organiza o 1º Campeonato Mundial Feminino, vencido pelos EUA

2003 – Brasil fica com a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo (foto), na República Dominicana

2004 – Seleção Brasileira leva a prata nos Jogos Olímpicos de Atenas

2006 – Marta é eleita, pela Fifa, a melhor do mundo. Ela voltaria a vencer a eleição em 2007, 2008, 2009 e 2010

2007 – Brasil é ouro no Pan do Rio e fica com a medalha de prata no Mundial da China

2008 – Seleção Brasileira conquista a medalha de prata na Olimpíada de Pequim

Tags: futebol gramados marta Futebol feminino