Futebol Nacional
None

FUTEBOL DE BASE

Remodelada, Taça BH será Sub-17 contará com estrangeiros e quer se tornar referência mundial

FMF tem objetivo de fazer do torneio referência internacional para categoria

postado em 03/03/2015 10:56 / atualizado em 03/03/2015 17:48

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
A Federação Mineira de Futebol (FMF) promoveu mudanças profundas na sua principal competição de base. A partir deste ano, a Taça BH deixa de ser Sub-20 e passa a ser disputada por jogadores Sub-17. Com a redução da idade máxima, o objetivo é ganhar fôlego e se tornar uma referência internacional para a categoria, que disponibiliza de poucos torneios.

Um dos grandes atrativos desta edição será a presença de clubes estrangeiros - os nomes ainda não foram confirmados. A organização da competição trabalha com a possibilidade de contar com três equipes de fora do país (um clube sul-americano, um africano e outro asiático). A paulatina internacionalização do torneio está na agenda dos organizadores.

Clubes da Europa também foram convidados, mas diferenças no calendário impossibilitaram a vinda deles. Manchester United e Liverpool, por exemplo, receberam ofício da FMF, mas declinaram.

“A gente quis mudar o nível da competição, mudar o patamar. Queremos deixar de ser uma competição provinciana e ganhar ares de competição internacional. A Taça BH será o maior campeonato Sub-17 do Brasil, queremos fazer do torneio um dos maiores do mundo. Contaremos com todos os 20 clubes da Série A e com equipes internacionais”, frisa o diretor executivo da Federação Mineira, Paulo Bracks.

A competição que abraçava o interior mineiro agora pode ser disputada apenas na Grande BH. Cidades como Manhuaçu, Ouro Preto, Ponte Nova e Itabirito, por exemplo, que receberam a fase final no ano passado, podem ficar de fora.

“Por exigência dos próprios clubes, buscamos locais que tenham um porte maior. Hotéis de boa qualidade, campos com laudo da Federação Mineira de Futebol, cidades que possam atender alguns pedidos. Por isso, estamos trabalhando com a possibilidade de fazer a competição apenas nas cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte”, afirma Bracks.

A Taça BH é disputada desde 1985. A edição deste ano será de 8 de julho a 29 de julho. Serão 32 clubes divididos em cinco chaves. Os melhores avançam às oitavas de final. A decisão, assim como no ano passado, está programada para o Independência. Em 2014, o América venceu o Atlético, em decisão emocionante, por 3 a 2. Galo e Raposa são os maiores campeões do torneio, com cinco títulos cada.

Tags: sub-17 sub-20 americamg atleticomg cruzeiroec Taça BH