Futebol Nacional
None

COPA D0 NORDESTE

Com público recorde em Salvador, Ceará vence Bahia com falha de goleiro e sai na frente

Time visitante faz 1 a 0 diante de mais de 40 mil pessoas e fica perto do título regional

postado em 23/04/2015 00:21 / atualizado em 23/04/2015 00:26

 Felipe Oliveira/Site Oficial do Bahia
Na noite desta quarta-feira, Bahia e Ceará abriram a disputa pelo título da Copa do Nordeste. Atuando na Arena Fonte Nova, o Vozão não se intimidou com o público recorde estabelecido pelos torcedores tricolores – 40 mil e 982 pagantes – e triunfou por 1 a 0. O gol visitante, marcado pelo meia Ricardinho, aos 26 minutos do segundo tempo, teve a ajuda providencial do arqueiro Jean, que amargou um verdadeiro frango e complicou o Esquadrão de Aço na caminhada rumo ao troféu regional.

O duelo de volta está agendado para o dia 29 de abril, a próxima quarta, na Arena Castelão, em Fortaleza-CE. A equipe dirigida por Silas, que derrubou a invencibilidade dos baianos, invictos desde o dia 22 de fevereiro, tem a vantagem do empate para levantar o caneco em seus domínios.

O jogo

Antes de a bola rolar, a torcida do Bahia preparou um belo e vistoso mosaico, que chamou a atenção dos atletas. Porém, o Ceará não se deixou abater pela pressão soteropolitana, que rendeu o maior público do clube na Arena Fonte Nova, e criou a primeira chance de perigo. Aos 11 minutos, Ricardinho arriscou da intermediária e assustou Jean. A resposta tricolor veio com 16 jogados, em cabeçada de Léo Gamalho, que passou rente à trave de Luís Carlos.

O Esquadrão de Aço até teve êxito ao adiantar a marcação e pressionar a saída de bola do Vozão. Contudo, a representação visitante voltou a assustar. Quando o relógio apontou a marca dos 36, Marinho aproveitou bola mal afastada pela defesa mandante, após cruzamento de Ricardinho, e desferiu um chute consistente. Atento, Jean encaixou a conclusão.

Após um primeiro período equilibrado, a equipe comandada por Sérgio Soares criou a primeira grande oportunidade do segundo tempo, aos 11 minutos. Kieza se antecipou à marcação alvinegra e desviou de cabeça. A tentativa funcionaria como uma bela assistência para Léo Gamalho, porém, Luís Carlos se recuperou e afastou a bola, evitando o primeiro tento mandante.

Depois de criar uma boa chance através de Marinho, com 18 jogados, o Ceará inaugurou o marcador em Salvador tendo o auxílio do goleiro Jean, na marca dos 26. Acionado na ponta direita, Samuel Xavier cruzou na área e viu Ricardinho finalizar de primeira. A bola, aparentemente fácil, não foi contida pelo arqueiro tricolor, que amargou um verdadeiro frango diante de 40.982 pagantes.

Em desvantagem, o Bahia se lançou ao ataque, mas não conseguiu sequer o empate. As melhores chances vieram com o Maxi Biancucchi – a mais clara delas, com 45 jogados. Após receber de Kieza, o argentino finalizou perigosamente, rente à trave de Luís Carlos.

Ao apito final, caiu também um tabu imposto pelos tricolores, que não perdiam desde o dia 22 de fevereiro. O revés desta quarta foi o primeiro em dois meses.

Tags: cearace bahiaba copa do nordeste