Futebol Nacional
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

CBF sinaliza que possível vaga extra do Brasil na Copa Libertadores sairá do Brasileirão

CBF aguarda reunião da Conmebol para confirmar G-5 no Brasileiro

postado em 29/09/2016 12:21 / atualizado em 29/09/2016 12:32

A mudança de formato da Copa Libertadores de 2017 impactará no calendário do futebol brasileiro. A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) irá oficializar as modificações no domingo, em reunião na cidade de Bogotá, mas a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já se antecipou e colocou que, caso seja confirmada uma vaga extra para o país, o classificado vai sair do Campeonato Brasileiro.

“Não há possibilidade de convite para a Libertadores, então a gente entende que havendo vaga para o Brasil, naturalmente viria pelo Campeonato Brasileiro, então o G4 passaria a ser G5”, disse o diretor de competições da CBF, Manoel Flores, nesta quinta-feira.

A partir de 2017, a Libertadores contará com 42 equipes. Com a mudança, sua duração será de fevereiro a novembro. A reunião do Comitê Executivo da Conmebol em Bogotá, na Colômbia, vai definir a distribuição das vagas por federações e a possibilidade de decisão com final única em estádio neutro. O presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, será o representante do Brasil no encontro.

A CBF também comentou a possibilidade de mudança na Copa do Brasil. A competição ocupa grande parte do calendário e se chocaria com a Libertadores e a Sul-Americana. 

“A Copa do Brasil passa, independente do que ocorre na Libertadores, por discussão de renovação contratual. Uma reclamação constante era que um clube teria que optar por Sul-Americana ou Copa do Brasil. Isso deixa de existir. A Copa do Brasil será adequada dentro do que estamos trabalhando. A Copa do Brasil é competição consolidada. Muito atraente para a gente e fazemos questão de não mexer na estrutura dela. Nossa ideia é que clubes possam disputar Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Sul-Americana e Libertadores”, disse Flores.


Mudanças previstas para a Copa Libertadores 2017:

- Passa a ser disputada entre fevereiro e novembro, em 42 semanas (não mais em 27);

- Final em jogo único e campo neutro (sede eleita com antecedência);

- Elevação de 38 para 42 participantes;

- Dez clubes que não avançarem às oitavas de final jogarão a Sul-Americana do mesmo ano;

- O campeão continua tendo o direito de entrar na fase de grupos do ano seguinte


Mudanças previstas para a Copa Sul-Americana 2017:


- Será disputada entre junho e dezembro;

- Dez clubes da Libertadores entrarão nos mata-matas;

- O campeão da Sul-Americana entra na fase de grupos da Libertadores do ano seguinte  

 

Tags: cruzeiroec atleticomg americamg