Futebol Nacional
None

REDES SOCIAIS

Ibope divulga novo ranking digital de clubes; Chape e dupla paranaense são destaques

Chape sobe uma posição no ranking; Paranaenses se destacam no Youtube

postado em 16/03/2017 18:23 / atualizado em 16/03/2017 18:24

Reprodução Facebook Chapecoense
Mensalmente, o Ibope atualiza o ranking dos clubes brasileiros nas redes sociais, somando números de seguidores e curtidas nos perfis oficiais das plataformas Facebook, Twitter, Instagram e Youtube. A Chapecoense continua em ascensão, e a dupla Atlético Paranaense e Coritiba aumentou em mais de 100% o número de inscritos em seus canais no Youtube por conta da transmissão do último clássico pela internet. Cruzeiro e Atlético continuam nas mesmas posições.

Pouca coisa mudou no levantamento divulgado pelo Ibope em março em relação àquele publicado em fevereiro. O Corinthians continua na liderança do ranking geral, com 18.118.229 fãs, seguido pelo Flamengo, com 17.342.866. O Cruzeiro permanece na nona colocação, com 4.785.512 fãs, seguido pelo rival Atlético, que tem 4.663.417.

A Chapecoense segue subindo em ritmo maior do que os clubes que estão entre os primeiros do ranking geral. O time de Chapecó cresceu 1,91% em março, ultrapassou o Grêmio e chegou à 5ª colocação, com 5.635.051 fãs. O Corinthians cresceu 0,78%, o Flamengo 1,43%, o São Paulo 1,36%, o Santos 0,72% e o Grêmio 1,09%.

Apesar de o Cruzeiro seguir na nona colocação e o Atlético na décima, o clube alvinegro apresentou crescimento geral de 0,91%, enquanto o time celeste cresceu 0,76% no levantamento de março.



Atletiba na internet

No Youtube, os rivais Atlético-PR e Coritiba cresceram em um ritmo impressionante. No início de março, o clássico entre as equipes pelo Campeonato Paranaense foi transmitido pela internet, gerando maior interesse e engajamento dos torcedores em seus respectivos canais. O Furacão registrou um crescimento de 152,7% em seu canal no site, enquanto o clube alviverde aumentou em 111,1% o seu número de fãs na plataforma.

No Youtube, o Cruzeiro caiu da 11ª para a 14ª colocação, mas registrou crescimento de 8,65% em relação ao mês anterior. O Atlético, por sua vez, não divulga os números de inscritos no seu canal, segundo o Ibope.

No twitter, o líder do ranking é o Corinthians, com 4.917.672 seguidores, não havendo mudanças entre os dez clubes que encabeçam a lista. O Atlético apresentou um crescimento de 1,79% e permanece na sétima colocação, com 1.643.759 fãs. Esta foi a plataforma em que o Galo mais cresceu no mês de março. O Cruzeiro está na oitava posição, com 1.548.409 seguidores, o que representa um crescimento de 1,58% em relação ao mês de fevereiro.

No Facebook, Cruzeiro e Atlético permanecem em oitavo e décimo, respectivamente. O Atlético apresentou crescimento de 0,30% na plataforma, chegando aos 2.612.584 likes. O crescimento do Cruzeiro no Facebook, no entanto, foi o pior do clube entre as plataformas analisadas, segundo o Ibope. O time celeste ganhou 944 likes no mês e chegou aos 2.777.245 seguidores na rede, o que representa crescimento de 0,0003%.

José Colagrossi, diretor executivo do Ibope Repucom, responsável pelo levantamento, destacou a importância das páginas e perfis dos clubes nas redes sociais.

“A produção de conteúdo próprio e de qualidade é fundamental para retenção e desenvolvimento do engajamento nas mídias sociais. Clubes e seus respectivos parceiros devem promover a interatividade e conexão com seus torcedores, visando o aumento do engajamento de seus conteúdos. As altas taxas de engajamento significam uma qualificação valiosa, e certamente facilitarão a obtenção de novos negócios e patrocínios”, explicou.

Tags: cruzeiroec atleticomg interiormg facebook twitter instagram atleticopr coritibapr chapeco corinthianssp flamengorj