None

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

Para discutir o futebol "além das quatro linhas", Museu Brasileiro do Futebol recebe simpósio

Evento com pesquisadores será realizado no Mineirão nos dias 8, 9 e 10 de setembro

postado em 31/05/2016 17:24 / atualizado em 31/05/2016 17:50

Reprodução
Como costumava dizer o icônico cronista esportivo Nelson Rodrigues, “em futebol, o pior cego é o que só vê a bola”. E é com o intuito de enxergar o esporte mais popular do país para além das quatro linhas que os núcleos de pesquisa da UFMG, o GEFuT – Grupos de Estudos sobre Futebol e Torcidas – e o FULIA – Núcleo de Estudos sobre Futebol, Linguagem e Artes – organizam, em parceria, a segunda edição do Simpósio Internacional Futebol, Linguagem, Artes, Cultura e Lazer, em Belo Horizonte.

O evento será realizado nos dias 8, 9 e 10 de setembro de 2016, no Museu Brasileiro do Futebol (MBF), no Estádio do Mineirão, e nos espaços da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO-UFMG). Será também a comemoração dos 10 anos do GEFuT.

O II Simpósio Internacional visa reunir pesquisadores do Brasil e do exterior que atuam em diversas áreas do conhecimento e que contemplem de modo interdisciplinar o tema do futebol nos seus estudos e, com isso, fomentar o intercâmbio de pesquisas. Indo além da visão pragmática do futebol, questões como gênero, educação, memória, história, globalização do esporte, o futebol e a sua relação com as ciências humanas e sociais, servirão como pano de fundo para os debates nos diversos campos dos estudos.

A segunda edição do evento dá continuidade ao primeiro encontro, realizado em 2013, e ratifica o crescimento dos estudos sobre o futebol nas últimas décadas.

As inscrições para o evento deverão ser realizadas até o dia 7 de setembro. Para a submissão de trabalhos para apresentação a inscrição deverá ser realizada até o dia 19 de junho e os trabalhos completos enviados para o email iisimposiofutebolufmg@gmail.com até a mesma data. A divulgação dos trabalhos aceitos ocorrerá no dia 10 de julho.

Mais informações: www.gefut.com.br

Com informações da assessoria de comunicação do Simpósio Internacional Futebol, Linguagem, Artes, Cultura e Lazer.

Tags: mineirão programação cultura esporte