None

CAMPEONATO MINEIRO

PM só aceita final entre Atlético e Cruzeiro no Independência com torcida única

Corporação fez ressalvas quanto à realização da partida de volta da decisão do Campeonato Mineiro no Horto; clubes participarão de reunião nesta terça

Edesio Ferreira/EM
A Polícia Militar vetou a realização do clássico entre Atlético e Cruzeiro no Independência com as torcidas dos dois times. No dia 7 de maio, a equipe alvinegra mandará a partida de volta da final do Campeonato Mineiro contra o maior rival. O primeiro jogo será no Mineirão, no próximo domingo (30).

A decisão da PM será comunicada oficialmente aos clubes e à Federação Mineira de Futebol (FMF) nesta terça-feira. As partes envolvidas nas partidas se reunirão a partir das 14h30, na sede da entidade.

“Tratando-se de final, estamos liberando o Independência apenas com torcida única. O estádio está em obras, há no local material diferente do que existia lá em outras ocasiões. Preocupados com o bem-estar do torcedor, tomamos essa decisão. Nossa preocupação é com o torcedor”, justificou-se o coronel Schubert Siqueira Campos ao citar confusão entre torcedores das duas equipes no dia 1º de abril, dia em que os clubes se enfrentaram pela primeira fase do Estadual.

O artigo 86 do Regulamento Geral das Competições, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), determina que o clube visitante tem direito, caso solicitado até três dias antes da partida, a 10% da carga de ingressos disponibilizada.

O parágrafo primeiro, entretanto, especifica que relatórios de órgãos de segurança - como a PM - podem rever essa situação. Dessa forma, a realização do jogo com torcida única é embasada juridicamente - apesar de contestada. O Regulamento Específico do Campeonato Mineiro não trata do tema.

Reprodução


Questionado se a Polícia alteraria o veto em caso de pedido da Federação Mineira, o coronel Schubert negou veementemente.

“Não há nenhuma hipótese de a Federação Mineira passar por cima da nossa decisão. Neste momento, a Polícia Militar não abre mão da decisão de só aceitar o Independência, numa final, com torcida única”, disse.

Outros lados

Acostumado a mandar jogos tanto no Mineirão quanto no Independência, o Atlético preferiu não se posicionar antes de receber oficialmente a notícia do veto da PM.

“Só vou falar amanhã (terça) na reunião. Tudo será falado amanhã”, limitou-se a dizer o presidente Daniel Nepomuceno. O Atlético ainda não informou publicamente onde pretende mandar o jogo de volta da decisão.

Por meio da assessoria de comunicação, o Cruzeiro também afirmou que aguardará a reunião desta terça-feira: “Esperamos que a Federação Mineira cumpra todos os regulamentos. Mas vamos aguardar a reunião de amanhã para ter todos os detalhes”.

Contatado pela reportagem, o diretor de competições da FMF, Paulo Bracks, disse que a entidade ainda não foi notificada do veto. O dirigente também preferiu aguardar a reunião para se posicionar.

50% a 50%?

O primeiro clássico da temporada, em 1º de fevereiro, reacendeu o debate sobre a distribuição igualitária dos ingressos para jogos entre Atlético e Cruzeiro. A divisão “50% a 50%”, que ocorreu naquela partida, não se repetiu dois meses depois, pelo Estadual.

O Cruzeiro, entretanto, já se mostrou favorável à realização de clássicos no Mineirão com torcida dividida. O Atlético, por sua vez, não se pronunciou recentemente sobre a situação. Em diversas ocasiões, a Polícia Militar deu sinal positivo ao clássico “à moda antiga” no estádio.

Mais polêmica

No início do ano, a própria PM elaborou um relatório em que vetava jogos “grandes” no Independência. Entre as partidas estava Atlético x Cruzeiro.

A decisão foi contestada. O estádio já recebeu, em 2017, jogo da Libertadores, contra os bolivianos do Sport Boys. Entretanto, nenhuma das partidas “proibidas” no Horto foram realizadas em Belo Horizonte até aqui.


Tags: independencia pm fmf interiormg galo atleticomg futnacional libertadores2017 raposa cruzeiroec cruzeiro