None

CAMPEONATO MINEIRO

Cruzeiro x Atlético: primeiro clássico da final do Mineiro terá árbitro paraense

Árbitro sorteado foi Dewson Fernando Freitas da Silva, de 36 anos

postado em 27/04/2017 18:27 / atualizado em 27/04/2017 21:34

Ramon Lisboa/EM/D.A Press

O paraense Dewson Fernando Freitas da Silva, de 36 anos, professor e integrante do quadro da Fifa, será o árbitro do primeiro clássico da decisão do Campeonato Mineiro, no próximo domingo, às 16h, no Mineirão, em Belo Horizonte. O nome foi escolhido em sorteio que teve também o mineiro Igor Junio Benevenuto, aspirante do quadro da Fifa.

Os auxiliares serão Emerson Augusto de Carvalho (Fifa/SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa/SP). Os árbitros adicionais, que ficarão próximos às metas, serão Felipe Duarte Varejão (CBF/ES) e Dyorgines José Padovani de Andrade (CBF/ES). Já o quarto árbitro será Fabiano da Silva Ramirez (CBF/ES).

O Cruzeiro havia solicitado à Federação Mineira de Futebol arbitragem mineira no clássico e indicou três nomes: Cleisson Veloso, Igor Junio Benevenuto e Emerson de Almeida Ferreira. Já o Atlético formalizou pedido à entidade, na tarde desta quinta-feira, para que o árbitro do primeiro jogo da decisão fosse de outro estado. No sorteio, prevaleceu o desejo alvinegro.

Reprodução

O paraense Dewson Fernando Freitas da Silva apitou três partidas do Cruzeiro em 2016. O primeiro foi o clássico com o América, em 28 de maio, que terminou empatado por 1 a 1. O jogo foi marcado pela discussão entre os técnicos Givanildo Oliveira e Paulo Bento por conta de fair play. Em 22 de junho, ele arbitrou a vitória cruzeirense sobre a Ponte Preta, em Campinas, por 4 a 0.

A arbitragem mais polêmica de Dewson foi no empate por 1 a 1 entre Corinthians e Cruzeiro, em 8 de agosto, no Pacaembu, também pelo Brasileirão. A principal reclamação cruzeirense foi no lance em que o juiz deixou de marcar pênalti do goleiro Cássio no centroavante Ramón Ábila, ainda no primeiro tempo. Na jogada, o corintiano levantou o pé e impossibilitou o argentino de prosseguir e tentar o gol. O choque foi tão forte que Ábila sofreu escoriações no joelho esquerdo.

Marcello Zambrana/Light Press/Cruzeiro

Á época, o Cruzeiro chegou a oficializar um protesto contra Dewson Fernando Freitas da Silva na Confederação Brasileira de Futebol. Por conta do erro, o árbitro paraense ficou fora da rodada seguinte da Série A.

No ano passado, Dewson apitou dois jogos do Atlético, ambos no Independência, pela Série A do Brasileiro. A primeira em 30 de julho, na vitória por 3 a 0 sobre o Santa Cruz. A segunda em 27 de novembro, na derrota por 2 a 1 para o São Paulo.

Estado de MInas

Em 2015, o paraense teve uma arbitragem contestada pelo Atlético no Mineirão, na derrota por 2 a 0 para o Grêmio. Quando a partida ainda estava empatada em 0 a 0, ele deixou de marcar um pênalti favorável ao time mineiro depois de toque de mão de Erazo, então defensor do Tricolor, depois de finalização de Leonardo Silva. O equatoriano cortou a trajetória da bola com a cotovelo. Então técnico do Galo, Levir Culpi se mostrou revoltado com a não marcação.

Tags: Dewson Fernando Freitas da Silva atleticomg cruzeiroec mineiro final paraene sorteio fmf