None

SÉRIE D

URT vence, Villa Nova empata e Caldense se complica na Série D ao perder em casa

Mineiros seguem na luta pela classificação à segunda fase da competição

postado em 12/06/2017 10:25 / atualizado em 12/06/2017 10:53

A fase de grupos da Série D do Campeonato Brasileiro vai tomando contornos decisivos. No último fim de semana começou o returno da competição, e dois mineiros ficaram próximos da zona de classificação. A Caldense, que perdeu em casa, amarga a lanterna de seu grupo e se complicou. Já a URT fez a lição de casa e venceu em Patos de Minas, enquanto o Villa Nova voltou para Nova Lima com um empate em São Paulo.

Villa Nova

A rodada teve início na sexta-feira, com o empate entre Portuguesa e Villa Nova. As equipes jogaram no Canindé com portões fechados. Isso porque o laudo do Corpo de Bombeiros havia sido liberado no dia anterior. Assim, a CBF vetou a entrada do público em razão do Estatuto do Torcedor, que dá um prazo de 48 horas antes do jogo para o clube mandante divulgar a venda de ingressos e pontos de comercialização. Dentro de campo, o 0 a 0 manteve o Leão do Bonfim na cola da Desportiva Ferroviária e do Bangu, que jogaram no dia seguinte e empataram por 2 a 2.

Divulgação
Assim, o Bangu segue líder isolado do Grupo A13, com sete pontos, seguido por Desportiva Ferroviária e Villa Nova, que somam cinco pontos cada – os capixabas levam a melhor no saldo de gols (-1 a 0). A Portuguesa é a lanterna da chave, com quatro pontos.

A penúltima rodada da fase de grupos será decisiva para o Villa, que terá um confronto direto contra a Desportiva Ferroviária, no domingo, às 16h, no Castor Cifuentes. Enquanto isso, a Portuguesa recebe o Bangu, no Canindé, no mesmo dia, porém mais tarde, às 18h. O Leão do Bonfim pode até assumir a liderança do grupo na próxima rodada. Para isso, além de ter que vencer o Desportiva, o Villa terá que torcer para a Lusa ‘segurar’ os cariocas em solo paulista.

Caldense

No sábado, foi a vez de Caldense e Espírito Santo medirem forças. Depois de vencer os capixabas fora de casa, a Veterana não conseguiu repetir o feito e sofreu a revanche em pleno Ronaldão, sendo derrotada por 2 a 0. Os mandantes sofreram um gol em cada tempo e se complicaram na Série D, amargando a lanterna do Grupo A14, com três pontos.

João Brito/ESFC
No outro jogo da chave, o RB Brasil venceu o Boavista, fora de casa, por 2 a 0, e assumiu a liderança com sete pontos, mesma pontuação dos cariocas. O Espírito Santo, com o triunfo em Poços de Caldas, está na terceira colocação, com cinco pontos.

A Caldense terá mais uma chance de se recuperar jogando em casa. O adversário, desta vez, será o RB Brasil. O duelo acontece no sábado, às 16h. No mesmo dia, porém, meia-hora depois, o Espírito Santo recebe o Boa vista, no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica. Para a Veterana, é interessante a vitória dos capixabas, já que a equipe mineira enfrenta o Boavista, na última rodada. Assim, caso vença o RB, a Caldense ficará a um ponto de se classificar, decidindo a vaga em Saquarema-RJ. Caso tropece em casa mais uma vez, a equipe do técnico Thiago Oliveira dará adeus à Série D.

URT

A URT também segue na briga para se classificar à segunda fase da Série D. Isso porque a equipe do técnico Rodrigo Santana venceu o Audax-SP, neste domingo, por 2 a 1, no Estádio Zama Maciel, em Patos de Minas. A equipe paulista era melhor quando os mandantes abriram o placar, com Fábio Alves, de pênalti. O empate veio ainda no fim da primeira etapa, com Marcos Vinícius. Mas o gol de Douglas Iskilo, no fim da partida, manteve o Trovão Azul vivo na competição.

Divulgação/Audax
O resultado deixou o time mineiro na terceira colocação do Grupo A13, com seis pontos. Por outro lado, o Audax, que perdeu os quatro jogos até aqui, está eliminado matematicamente da competição, e amarga a lanterna da chave. Já a Portuguesa-RJ, que venceu o Itumbiara por 2 a 1, lidera com 10 pontos, seguido pelo time goiano, que soma sete pontos.

A URT agora terá um confronto direto com o Itumbiara, na cidade homônima, no Estádio JK. A bola rola no domingo, às 16h. Em caso de derrota, o Trovão Azul estará virtualmente eliminado da Série D. Mas se vencer, assume a vice-liderança do grupo e pode até ser líder da chave na última rodada, dependendo do resultado entre Portuguesa-RJ e Audax-SP, que se enfrentam no sábado, às 20h. Se a equipe paulista vencer, os mineiros entrarão em campo, diante de seus torcedores, para enfrentar os cariocas com chances de ficar na ponta da tabela.

*Sob supervisão de Daniel Seabra

Tags: futnacional interiormg seried