Rio 2016
  • Oferecimento:

RIO 2016

Especialistas de vários países recomendam suspensão de Jogos do Rio por causa do zika vírus

Profissionais recomendam que Jogos sejam transferidos ou adiados devido ao vírus

postado em 27/05/2016 19:02 / atualizado em 27/05/2016 19:13

Reprodução
Em uma carta aberta, mais de 150 médicos, cientistas e pesquisadores internacionais alertaram nesta sexta-feira que os Jogos Olímpicos do Rio'2016, previstos para agosto, deveriam ser transferidos ou adiados devido ao vírus do zika. Prosseguir com os Jogos no Rio, a segunda cidade mais afetada pela epidemia de zika no Brasil, seria "irresponsável" e "antiético", argumentam os especialistas na carta.

"Nossa maior preocupação é a saúde global. A cepa brasileira do zika vírus afeta a saúde de formas que a ciência nunca tinha visto antes", diz a carta, assinada por especialistas de Brasil, Estados Unidos, Grã-Bretanha, Canadá, Noruega, Filipinas, Japão, África do Sul, Turquia, Líbano, entre outros.

"Um risco desnecessário se apresenta quando 500.000 turistas estrangeiros de todos os países que comparecerão aos Jogos se expõem potencialmente a esta cepa e retornam às suas casas, onde pode se tornar endêmica", afirmou.

"Se isso acontecer em locais mais pobres, como aqueles ainda não afetados (por exemplo, a maior parte do Sul da Ásia e da África), o sofrimento pode ser grande", alertaram na carta.

O zika pode causar malformações, como a microcefalia, que leva a bebês nascerem com a cabeça e o cérebro incomumente pequenos.

Aproximadamente 1.300 bebês nasceram no Brasil com deficiências irreversíveis desde que o mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, começou a transmitir zika, no ano passado.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) e as principais autoridades sanitárias dos Estados Unidos têm alertado as pessoas que viajam para o Brasil a tomar as precauções necessárias para evitar as picadas do mosquito. Alertam também às mulheres grávidas que evitem áreas onde o zika está circulando, como o Rio de Janeiro.

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, entre 5 de agosto e 18 de setembro, "ocorrerão durante o inverno no Brasil, quando há menos quantidade de mosquitos ativos e o risco de ser picado é menor", informou a OMS no início deste mês.

Mas a carta aberta, assinada por médicos e pesquisadores das principais universidades ao redor do mundo, expressou preocupação de que as autoridades não estejam protegendo as pessoas adequadamente ante o risco representado pelo zika.

"É antiético correr este risco somente por Jogos que poderiam ocorrer de qualquer forma, mesmo que adiados e/ou transferidos", destacou.

A carta recomenda a OMS a "realizar uma nova avaliação baseada em evidências" da situação no Brasil e de suas recomendações para os turistas.

"Conflito de interesses"

Dado o grande investimento financeiro do evento, a carta questiona se a agência sanitária da ONU foi bem-sucedida em fornecer um parecer não tendencioso da situação.

Segundo o documento, a entidade mundial pode não estar considerando adequadamente as opções, que incluem mudar os Jogos para um local onde o zika não esteja presente, adiá-los até que o zika esteja sob controle, ou cancelá-los.

"Nós estamos preocupados de que a OMS esteja rejeitando essas alternativas devido a um conflito de interesses", ressaltou a carta.

"Especificamente, a OMS entrou em uma parceria oficial com o Comitê Olímpico Internacional (COI), em um Memorando de Entendimento que permanece secreto", acrescentou.

Eles pediram que a organização divulgue o memorando. "Não fazê-lo lança dúvidas a respeito da neutralidade da OMS", afirmou.

"A OMS necessita rever a questão do zika e o adiamento e/ou mudança dos Jogos. Recomendamos que a OMS convoque um grupo independente para avaliar isto junto ao COI em um processo transparente, baseado em evidências, onde a ciência, a saúde pública e o espírito esportivo venham em primeiro lugar", declarou a carta.

"Em vista das consequências para a saúde pública e a ética, não fazê-lo é irresponsável", concluiu.

Tags: rio2016 dengue virus zika maisesportes basquete volei

O anunciante aqui presente não possui relação com os Jogos Rio 2016 e é patrocinador exclusivo da cobertura editorial dos Diários Associados MG para o evento.