Bahia
None

COPA DO BRASIL

Bahia bate o Luverdense na Arena Fonte Nova e avança para a próxima fase da Copa do Brasil

Tricolor baiano venceu por 3 a 1 e está na terceira fase da competição nacional

postado em 21/05/2015 00:20

O Bahia fez a lição de casa nesta quarta-feira e avançou na Copa do Brasil. Jogando na Fonte Nova, diante de sua torcida, o Tricolor venceu o Luverdense por 3 a 1 e se classificou para a terceira fase da competição nacional, na qual enfrentará o Paysandu. Os gols que deram a vitória ao time da casa foram marcados por Tiago Real, Léo Gamalho e Willians Santana, enquanto os visitantes balançaram as redes com tento olímpico do lateral Paulinho.

No primeiro jogo, disputado em Lucas do Rio Verde (MT), as duas equipes fizeram jogo equilibrado e empataram sem gols. Na volta, no entanto, os nordestinos foram mais incisivos e abriram 2 a 0 ainda na primeira etapa.

Antes do Luverdense, o Bahia despachou na primeira fase o Nacional-AM, também com empate por 0 a 0 fora de casa e vitória (3 a 2) na Fonte Nova. Já a equipe mato-grossense vê sua campanha na Copa do Brasil de 2015 ser encerrada após eliminar a cabo-friense na rodada inicial.

Ao contrário do que aconteceu nos dois primeiros confrontos, o Tricolor definirá o duelo contra o Paysandu fora de casa, no Mangueirão.

O jogo - O Bahia começou tentando impor seu ritmo na Fonte Nova, mas era impreciso nos passes e esbarrava na marcação adversária ao tentar construir jogadas de ataque. Aos sete minutos, Souza teve a primeira chance ao bater falta da entrada da área por baixo da barreira, mas parou no goleiro Luisinho.

O gol marcado no início deu tranquilidade para o Bahia trabalhar a bola pacientemente e procurar espaços no campo de ataque. A estratégia deu certo aos 26 minutos, quando Tiago Real recebeu bom passe na entrada da área, girou sobe o marcador e bateu alto e com força para superar o goleiro Edson.

A equipe visitante tentou sair para o ataque e equilibrou as ações ofensivas na sequência. Mas, apostando em lançamentos longos e cruzamentos na área, os mato-grossenses não conseguiam ameaçar a meta de Douglas Pires. Os mandantes, por sua vez, quase marcaram aos 41 minutos, quando Zé Roberto aproveitou vacilo da defesa e bateu forte de fora da área, mas acertou a trave.

Ambas as equipes voltaram com novidades para a segunda etapa. No Bahia, Adriano Silva entrou no lugar de Patric. Já no Luverdense, o volante Júlio Terceiro, que tinha cartão amarelo, foi substituído pelo atacante Ciro. E os mandantes já tiveram chance perigosa um minuto após a volta dos vestiários. Léo Gamalho recebeu dentro da área e ajeitou para Tiago Real, que bateu de perna esquerda e quase acertou a meta visitante.

Correndo atrás do resultado, o Luverdense passou a buscar mais o campo de ataque na segunda etapa. Mas, diante da forte marcação mandante, os mato-grossenses tinham dificuldades de invadir a área e arriscavam chutes de fora, mas sem assustar o goleiro Douglas Pires. Aos 16 minutos, no entanto, o arqueiro deixou passar cobrança fechada de escanteio do lateral esquerdo Paulinho, que anotou gol olímpico para descontar pelo time de Lucas do Rio Verde.

O tento visitante fez com que o Bahia “acordasse” na partida. Apoiado por pouco mais de 4,7 mil torcedores, o Tricolor passou a trocar mais passes e acalmar o jogo. Já o Luverdense, por sua vez, teve mudança na lateral direita: Raul Prata saiu para a entrada de Diogo Silva. Aos 30 minutos, a superioridade mandante quase resultou no terceiro gol. Zé Roberto recebeu livre na esquerda e chutou cruzado; o goleiro Edson se esticou para espalmar para o meio e viu a zaga afastar em definitivo.

Aos 39, Sérgio Soares ainda promoveu alteração no ataque tricolor, trocando Zé Roberto por Mateus. Três minutos depois, Ciro recebeu na área do Bahia e, após dividida, caiu na área e pediu pênalti, mas o juiz nada marcou. E a torcida mandante ainda pôde comemorar mais uma vez antes do apito final. Aos 46, Willians Santana recebeu livre após contra-ataque e mandou a bola para o fundo das redes de Edson, fechando o placar e sacramentando a classificação.

Tags: copadobrasil