Corinthians
None

CORINTHIANS

Diante do Fluminense, Corinthians desafiará péssimo retrospecto em jogos no novo Maracanã

Timão perdeu três vezes e empatou em uma oportunidade na arena reformada

postado em 22/05/2015 10:12

Matheus Andrade/Photocamera

O Corinthians jamais venceu no novo Maracanã, onde enfrentará o Fluminense no domingo, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Desde que o estádio foi reaberto para receber a Copa do Mundo de 2014, a equipe paulistana jogou lá cinco vezes. E o máximo que conseguiu foi um empate.

O único ponto conquistado no reformado Maracanã ocorreu justamente diante do Fluminense, em 14 de agosto de 2013. Na ocasião, todas as atenções estavam voltadas para o atacante Emerson – cujo contrato com o Corinthians vencerá em 31 de julho –, por ter deixado o clube adversário de forma polêmica. O Sheik até conseguiu cavar a expulsão do zagueiro Gum, porém não tirou o 0 a 0 do placar.

Nas três partidas seguintes no estádio carioca, o Corinthians foi derrotado pelo mesmo placar: 1 a 0 – para o Botafogo, em 11 de setembro de 2013, e duas vezes para o Flamengo, em 24 de novembro de 2013 e em 14 de setembro de 2014.

A última vez em que o Corinthians esteve no Maracanã, em 30 de novembro do ano passado, foi ainda pior. Contra o mesmo Fluminense que encontrará no fim de semana, o time então dirigido por Mano Menezes acabou goleado por 5 a 2.
Na ocasião, o Corinthians contava com uma escalação bem semelhante àquela que o técnico Tite mandará a campo na terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Na defesa, a exceção era a presença de Felipe no lugar de Edu Dracena. No meio-campo, Petros estava prestigiado, assim como agora. E Malcom, que defende a Seleção Brasileira sub-20 no Mundial da categoria, foi o companheiro de Paolo Guerrero, em vez de Stiven Mendoza.

O Corinthians até deu esperanças para a sua torcida diante daquele Fluminense, com um gol de Guerrero logo aos cinco minutos. O volante Ralf, no entanto, marcou contra e iniciou a reação do oponente, que ampliou com Édson, Fred, duas vezes de pênalti, e Conca. Danilo descontou para a equipe visitante, e Fábio Santos ainda desperdiçou uma penalidade.

A goleada causou tamanho descontrole no Corinthians que Mano Menezes chegou a discutir com um torcedor do seu time, posicionado atrás do banco de reservas. Insultado, o técnico avisou que “já, já” sairia. Mais tarde, justificou que se referia a uma possível expulsão, e não a sua iminente substituição por Tite.

O Corinthians atualmente também não está em paz com os seus torcedores. Embora lidere o Campeonato Brasileiro com 6 pontos ganhos em duas rodadas, o time passou a ser alvo de protestos após a eliminação na Copa Libertadores da América com duas derrotas para o modesto Guaraní, do Paraguai.

“É difícil. Quando as resultados não aparecem, vem a cobrança. Mas a gente precisa esquecer o que acontece do lado de fora e continuar trabalhando”, comentou o meia Danilo, com a experiência de quem vivenciou alguns tropeços no novo Maracanã. “Estou há muito tempo no Corinthians. Enfrentei aquela fase pós-Tolima, com todo o mundo arrebentado, mas saímos dela para ganhar tudo. A gente acaba pegando um carinho enorme pelo clube. Sei que, daqui a pouco, as coisas se resolvem”, confiou.
Para as coisas se resolverem, o Corinthians precisará superar o Maracanã. Antes mesmo da reforma, o clube vinha de maus resultados no local. A última vitória ocorreu apenas em 15 de agosto de 2007, na campanha do rebaixamento à Série B. Foi por 3 a 2, sobre o Botafogo, com gols de Arce, Nilton (que também fez contra) e Finazzi para os visitantes. Dodô descontou.

No retrospecto geral, o Corinthians acumula 39 vitórias, 29 empates e 67 derrotas no Maracanã, com 155 gols marcados e 228 sofridos desde a estreia no estádio, com vitória por 4 a 3 sobre o Vasco em 24 de fevereiro de 1951.

Apesar dos números negativos, o Corinthians vivenciou dois episódios históricos no maior palco do futebol carioca. Foi no Maracanã (e contra o Fluminense) a famosa invasão de sua torcida, na semifinal do Campeonato Brasileiro de 1976, que terminou com vitória por 4 a 1 nos pênaltis após 1 a 1 com a bola rolando, diante de 146.043 torcedores pagantes. E, em 2000, o clube paulista bateu o Vasco por 4 a 3 também nas penalidades depois de um 0 a 0 para se sagrar campeão mundial pela primeira vez.

Tags: corinthians fluminenserj futnacional seriea maracanã