Futebol Internacional
None

LIGA DOS CAMPEÕES

Brasileiros passam em branco e Shakhtar Donetsk perde para Athletic Bilbao na Ucrânia

Defensor Mikel San Jose marcou o único gol da vitória do time Basco

postado em 25/11/2014 19:48

Gazeta Press

AFP PHOTO/ SERGEI SUPINSKY
Na tarde desta terça-feira, o Shakhtar Donetsk-UCR recebeu o inconstante Athletic Bilbao-ESP, na Lviv Arena, e decepcionou seus torcedores. O trio de ataque brasileiro, formado por Alex Teixeira, Taison e Luiz Adriano, não funcionou e os mandantes foram superados, pelo placar de 1 a 0, em partida válida pela penúltima rodada do Grupo H. O surpreendente gol visitante foi anotado pelo defensor Mikel San Jose, aos 23 minutos do segundo tempo.

Com o frustrante resultado, os mineiros perdem a invencibilidade e ficam estacionados nos oito pontos, aparecendo na segunda posição. Por sua vez, a representação do País Basco conquista seu primeiro triunfo na competição internacional, atingindo quatro unidades somadas, no terceiro posto.

O último compromisso dos ucranianos ocorre no dia 10 de dezembro, quarta-feira, às 17h45 (de Brasília), diante do já assegurado líder Porto, no Estádio do Dragão. Já os leões protagonizam um duelo direto pela vaga na Liga Europa contra os bielorrussos, no mesmo dia e horário, em San Mamés.

O jogo – Atuando em solo ucraniano, o Shakhtar Donetsk criou a primeira boa oportunidade do compromisso: aos sete minutos, o brasileiro Alex Teixeira recebeu na área e finalizou firme, mas Iraizoz, atento, protagonizou grande defesa. A resposta visitante veio apenas com 26 jogados. Após bela jogada de Susaeta, Mikel San Jose chutou com firmeza, porém, viu a conclusão passar rente à trave esquerda de Pyatov.

Quando o relógio apontou os 23 minutos da etapa complementar, o técnico mandante sacou Douglas Costa e promoveu a entrada do meia-atacante Marlos. Entretanto, o ex-são paulino viu seus companheiros, no minuto seguinte, sofrerem o primeiro gol basco. Beñat dominou com categoria e protagonizou bela assistência para Mikel San Jose, que finalizou com perfeição, tirando de Pyatov.

Em desvantagem no marcador, a representação de Donetsk apostou em Bernard e Fred, nos respectivos postos de Taison e Fernando. Porém, os leões tiveram sabedoria e competência para segurarem o resultado positivo até o apito final de Mark Clattenburg.

Os mandantes atuaram com Pyatov; Srna, Kucher, Rakyckyj e Shevchuk; Fernando (Fred), Stepanenko e Douglas Costa (Marlos); Alex Teixeira, Taison (Bernard) e Luiz Adriano. Os surpreendentes visitantes foram representados por Iraizoz; De Marcos, Etxeita (Gurpegi), Mikel San Jose e Balenziaga; Mikel Rico e Iturraspe; Susaeta (Aduriz), Beñat e Muniain (Unai López); Viguera.

Tags: ligadoscampeoes Shakhtar Donetsk Athletic Bilbao